Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde é de qualificar e alinhar a gestão municipal dentro da rede de atenção à saúde. Os municípios precisam tomar como linha condutora o alinhamento político, os princípios e diretrizes do SUS e a articulação com trabalhadores de saúde sempre entendendo suas necessidades e se fortalecendo na rede de saúde. Nesse sentido, a gestão municipal do SUS de Jundiaí foi fortalecida com a implantação da função de apoiadores técnicos e apoiadores institucionais nos departamentos de saúde que são este elo da gestão com os territórios e suas equipes.
Apostar na estratégia dos apoiadores é uma forma de gestão compartilhada e democrática que busca compreender os processos de trabalho das equipes que estimulam a Política de Saúde nos territórios entendendo suas dificuldades e potências com o compartilhamento de práticas e decisões de gestão.
No município de Jundiaí foi iniciado em 2021 processo de criação das funções de apoiador técnico e apoiador institucional para integrar o organograma da Unidade de Gestão e Promoção da Saúde. Nesse novo desenho, os apoiadores técnicos são os responsáveis por avaliar, monitorar e propor Políticas Públicas de Saúde que dão o suporte para a rede de saúde, articular os diversos atores da rede de saúde e da prefeitura para ações intersetoriais, dar suporte técnico aos profissionais de sua área de atuação, elaborar normativas e protocolos assistenciais ajudando diminuir a fragmentação do conhecimento.
Já os apoiadores institucionais são aqueles que levam a Política Pública aos serviços e participam da construção e revisão de processos de trabalho de co-gestão e assistência à saúde, mediam juntos aos gerentes e suas equipes a construção de objetivos comuns e a pactuação de compromissos e contratos que qualifiquem o cuidado e a gestão das equipes, propiciam espaços coletivos de conversa e de produção de sentido do trabalho no SUS.
São profissionais com diferentes formações na área da saúde, os quais contribuem para a produção do cuidado, gestão da clínica e dos serviços de saúde. A implantação se deu de fato quando servidores de carreira foram identificados por suas habilidades de interação com a rede, formação acadêmica e expertise na área e vivências dos processos de educação permanente junto à grande rede de serviços SUS do nosso município.
Atualmente a equipe de apoiadores técnicos é formada por profissionais das áreas médicas de saúde da mulher, do adulto, criança e adolescente e das áreas de enfermagem, nutrição, primeiríssima infância e saúde. São profissionais de saúde, servidores estatutários que atuam diretamente na construção coletiva dos protocolos de acesso e de regulação. São elos entre a política pública desenhada para o município e a implantação na rede capilarizada dos serviços de atenção primária, especializada e urgência e emergência.
A atuação dos profissionais que compõem o núcleo de apoio institucional está direcionada para os serviços de saúde, onde apoiam os processos de trabalho dos gerentes da atenção primária e especializada em alinhamento técnico com os apoiadores técnicos e são os agentes líquidos que permeiam e transitam na rede levando as diretrizes, práticas e regramento da oferta do cuidado pela rede.
Com isso, já percebemos resultados de integração da rede, alinhamento de gestão e senso de confiança dos trabalhadores de saúde com a gestão por se sentirem amparados e pertencentes aos processos decisórios e de construção em rede das políticas públicas de saúde.