Em 2025 os municípios brasileiros deverão organizar suas Conferências Municipais de Saúde. Espaço basilar para demandas e prioridades das políticas públicas de Saúde locais, as Conferências precisam ser realizadas no primeiro ano da gestão.
“A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, nas palavras de Gilson Carvalho ‘junto e em pé de igualdade com a descentralização e o atendimento integral’. Guiado por nossa Constituição Cidadã, o SUS, incorporou a comunidade na gestão da política pública, nas instâncias colegiadas de Conselho e Conferências de Saúde”, destacou Erminia Ciliberti, assessora técnica do COSEMS/SP.
De acordo com a assessora, é um momento fundamental para a elaboração de um bom Plano Municipal de Saúde, é a escuta, pela equipe gestora, dos anseios e prioridades de sua população para os próximos quatro anos. Prevista em lei, deve ser realizada neste ano de 2025.
“Importante alertar que não devemos confundir a Conferência Municipal de Saúde, com as Etapas Municipais das Conferências Estadual e Nacional de Saúde, que acontecem no terceiro ano da gestão municipal. A Conferência Municipal de Saúde é convocada pelo prefeito, cada cidade tem a liberdade de escolher seu tema e sua forma convocação da população e dos trabalhadores”, alertou Ermínia.
Confira abaixo material de apoio para as Conferências
Portaria 2.135/2013 – Estabelece diretrizes para o processo de planejamento no âmbito do Sistema Único de