Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
As cidades de Bauru (SP) e São José do Rio Preto (SP) receberão, respectivamente nos dias 18 e 19 de julho, Oficinas de Fortalecimento das Regiões de Saúde e da Capacidade de Gestão Municipal – “Projeto Ativadores”, uma parceria entre COSEMS/SP, Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) e a Faculdade de Saúde Pública da USP.
As oficinas já ocorreram nas regiões: da Baixada Santista, de Presidente Prudente, de Araçatuba, da Rota dos Bandeirantes e Mananciais. Cada região contou com municípios de abrangência de suas Comissões Intergestores Regionais (CIR) e Departamentos Regionais de Saúde (DRS).
“Esta primeira fase do projeto proporciona espaços de diálogos e troca de conhecimentos entre gestores, para que identifiquem prioridades, problemas e temas que precisam ser aprofundados. Após identificados, alguns desses temas poderão ser trabalhados em arranjos, desenhos, que possam aumentar a capacidade da gestão municipal, por meio de informações técnicas, e que serão construídos conforme as necessidades”, explicou Marcia Tubone, assessora técnica do COSEMS/SP e coordenadora do projeto.
Em Bauru (18/07), o encontro acontecerá na Faculdade Anhanguera, à Avenida Moussa Nakhl Tobias, 3–33, Parque São Geraldo. Já em São José do Rio Preto (19/07), a oficina será realizada na UNILAGO, localizada à rua Doutor Eduardo Nielsem, 960.
Projeto Ativadores
Foi desenvolvido pelo COSEMS/SP em parceria com o MS e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e foi nominado como “Fortalecimento das regiões de saúde e da capacidade de gestão municipal na perspectiva do fortalecimento da democracia e da defesa de direitos – reinventando práticas e construindo novos arranjos de gestão o SUS”.
Nossa experiência mostra que a qualificação das equipes de gestão municipal é um importante fator de fortalecimento das redes de cuidado, da ampliação do acesso e da possibilidade de cuidados integrais e resolutivos. Assim dando continuidade ao Projeto “Estratégias de qualificação do protagonismo municipal para fortalecer o processo de governança nas Regiões do estado de São Paulo”, desenvolvido pelo COSEMS/SP em parceria com o MS e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), propomos um amplo processo de apoio e Educação Permanente junto aos municípios do estado.