Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O ministério da Saúde vai promover campanha de multivacinação para checagem das Cadernetas de Vacinação e atualização com doses faltantes para menores de 15 anos. Serão realizadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e campanhas vigentes, incluindo Influenza e Covid-19. Apenas no estado de São Paulo o público-alvo da campanha ultrapassa nove milhões de pessoas.
A iniciativa seguirá algumas diretrizes, como vacinação nas escolas, busca ativa de não vacinados por profissionais de saúde, vacinação em qualquer contato com o serviço de saúde, vacinação extramuros em áreas urbanas ou de difícil acesso e intensificação da vacinação em áreas indígenas.
“O objetivo é atingirmos, pelo menos, 95% de cobertura vacinal no estado de São Paulo. As ações extramuros e horários alternativos são essenciais para ampliarmos a cobertura e facilita o acesso à população. O município deve identificar e intensificar as ações nas vacinas que estão com cobertura baixa”, ressaltou Brigina Kemp, assessora técnica do COSEMS/SP.
Segundo Adriana Martins, vice-presidente do COSEMS/SP, cada município possui sua especificidade para os dias de vacinação, sabem a rotina e hábitos de sua população, assim poderão elaborar a melhor estratégia para as ações da campanha.
Acesse aqui a apresentação das ações.
Financiamento
Foi realizada pactuação tripartite para o financiamento das ações. A transferência dos recursos se dará de maneira Fundo a Fundo, proporcional ao território e população (<15 anos), com o indicador de equidade. O estado de São Paulo contará com o montante de municípios: R$ 20.579.478,50 para municípios e R$ 2.057.947,85 para a rede estadual.
Acesse aqui a Portaria nº 844.
Oficinas de capacitação
O ministério da Saúde está realizando Oficinas de capacitação para o Microplanejamento (metodologia de planejamento oferecida pela OPAS) em cada estado. As oficinas são para capacitação de multiplicadores do microplanejamento. Em São Paulo serão realizadas duas oficinas de dois dias e meio com 70 participantes em cada. A primeira do dia 31 de julho a 2 de agosto e a segunda de 2 a 4 de agosto.