Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada no período de 27 de maio a 14 de junho, sendo o dia 8 de junho o dia “D” de divulgação e mobilização nacional, data proposta para a adesão dos estados e dos municípios. Na ocasião, as Unidades Federadas e os municípios terão autonomia para definir a realização de outras datas de mobilização para a vacinação, em conformidade com a realidade local.
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no País desde 1994. Desse modo, esforços devem ser empreendidos para a erradicação da poliomielite, tais como oportunizar o acesso às vacinas, reduzir os bolsões de não vacinados, aumentar as coberturas vacinais e a homogeneidade.
Dando continuidade às ações voltadas para a promoção da vacinação em todo o território nacional pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), nesta campanha serão utilizadas as vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP) para a vacinação das crianças menores de 5 anos de idade.
A realização desta campanha neste momento é de suma importância, uma vez que o País se encontra em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.
Publico-alvo
As crianças menores de 5 anos de idade constituem o grupo-alvo da campanha contra a poliomielite, totalizando 13.057.114 crianças (Tabela 2). As crianças menores de 1 ano (2.532.232) de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP), e as crianças de 1 a 4 anos (10.524.882) deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.
Acesse aqui o Informe completo.
Acesse aqui o Comunicado.
O COSEMS/SP, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (Coordenadorias de Vigilância Epidemiológica – CVE e de Controle de Doenças – CCD), publicaram a Nota Técnica conjunta nº 01 de 2024 – Campanha de vacinação contra Poliomielite.
Acesse aqui a íntegra da NT