Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Nós, presidente atual e ex-presidentes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP, entidade que representa o conjunto de gestores de saúde dos Municípios, que serão responsáveis pela vacinação contra COVID-19 nos 645 municípios do estado de São Paulo, vimos conclamar o CREMESP para que assuma uma posição firme, clara e comprometida com a vacinação contra a COVID-19 para todos. Importante que o CREMESP reconheça que a vacina representará grande avanço no controle da pandemia, que já provocou mais de 200 mil óbitos no país, e, aproximadamente, 50 mil mortes em nosso estado, e sua descoberta e produção representam vitória fantástica da produção científica nacional e internacional.
Entendemos que o êxito da campanha de vacinação depende de ações efetivas dos gestores e trabalhadores do SUS e da adesão massiva da população. Para isso é fundamental combater informações falsas, conteúdos enganosos disseminados pelas redes sociais.
Nesse sentido acreditamos que o CREMESP deve ter papel importantíssimo na mobilização dos médicos de todo estado de São Paulo para cumprirem seu papel de defender a saúde da população posicionando-se a favor da vacinação e combatendo posições equivocadas que contestam a vacina, que é a medida mais eficaz para controle da pandemia. Precisamos da adesão dos médicos e da população para conseguirmos conter a pandemia, que apresenta recrudescimento com números alarmantes de casos confirmados e óbitos nesse início de 2021.
Estamos vivendo, associado à tragédia humana e social provocada pela pandemia, um verdadeiro ataque contra a saúde pública e a ciência, o que tem contribuído para o descontrole e aumento na disseminação do vírus.
A ausência de um posicionamento público do CREMESP de defesa das evidências científicas relacionadas à COVID-19 e contra a disseminação de notícias falsas por médicos que ocorreu durante a pandemia não pode continuar nesse momento crucial da vacinação. Esperamos que, frente à gravidade da situação, o CREMESP adote medidas enérgicas em relação a qualquer médico que se posicione contra as vacinas ou espalhe informações falsas neste momento.
Assim sendo CONCLAMAMOS o CREMESP, como representante dos médicos paulistas, que se posicione publicamente na defesa da vacinação para todos, explicando os benefícios, a segurança e a eficácia das vacinas contra a COVID-19, contribuindo efetivamente para o sucesso da imunização.
Assinam esta Carta Aberta o presidente atual e os ex-presidentes médicos do COSEMS/SP:
1. Geraldo Reple Sobrinho
2. José Eduardo Fogolin Passos
3. Carmino Antonio de Souza
4. Stênio José Correia Miranda
5. José Fernando Casquel Monti
6. Ademar Arthur Chioro dos Reis
7. Maria Do Carmo Cabral Carpintéro
8. Jorge Harada
9. Aparecida Linhares Pimenta
10. Roberto Mauro Borges
11. José Enio Servilha Duarte
12. Gilberto Tanos Natalini
13. Fernando Aurélio Calligares Galvanese
14. Gastão Wagner De Souza Campos
Acesse aqui o arquivo em PDF: Carta Aberta do COSEMS/SP ao CREMESP