Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O CONASEMS atualizou dados e dashboards e deixou mais interativo painel que apresenta a situação dos programas Mais Médicos (PMM) e Médicos pelo Brasil (PMpB) em seu site institucional, com o número de vagas previstas e vagas ocupadas, o qual possibilita a visualização da transição entre os programas demonstrando o aumento ou diminuição de vagas. Na ferramenta é possível consultar a situação atual de ocupação de vagas de ambos os programas com a informação de término dos ciclos do PMM, além de uma aba onde se pode acessar a situação de editais em curso ou finalizados.
Acesse: https://www.conasems.org.br/painel/provimento-medico/
De acordo com a assessora técnica do COSEMS/SP, Marcia Tubone, o PMM foi fundamental para o estado de SP, à medida que garantiu a ocupação e fixação de médicos em vagas que ficaram durante anos abertas nas Unidades Básicas de Saúde. “A interrupção do PMM e encerramento pelo atual governo e sua substituição pelo MpB causou um retrocesso na medida em que a metodologia utilizada pelo MpB diminuiu significamente o número de vagas para o estado de SP, voltando a ter desassistência”, disse.
Marcia explica que desde então o COSEMS/SP vem realizando diversas reivindicações junto ao ministério da Saúde por meio do CONASEMS. A primeira, o retorno do número de vagas perdidas e a segunda, que dialoga diretamente do sistema do CONASEMS, para que se tenha informações mais qualificadas sobre o PMM, em relação aos contratos ainda vigentes e sobre o programa MpB, como vagas disponibilizadas em 2022, quantas foram ocupadas, quantas foram escolhidas pelos médicos, através da ADAPS, para que se pudesse estar acompanhando e monitorando. “Era necessário, pois tudo era feito manualmente”, relata.
“A ferramenta do CONASEMS é estratégica e vem atender nossa necessidade, pois assim os gestores municipais conseguem monitorar as vagas. Ao acessar o painel, já é demostrada essa perda e a não reposição dos profissionais médicos no estado de São Paulo. A iniciativa vai subsidiar tecnicamente e politicamente os gestores”, completou Marcia.
A iniciativa está contida no Painel de Apoio à Gestão, uma estratégia do CONASEMS para o fortalecimento da gestão municipal e o processo de regionalização da saúde, que visa um processo permanente de auxílio ao gestor municipal na tomada de decisão. O Painel é uma ferramenta que servirá como subsídio na elaboração e execução do planejamento local e regional, a fim de fortalecer os debates nos processos de governança, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde. Nele são disponibilizados dados e diversas informações, principalmente, relacionados ao financiamento no âmbito municipal da gestão do SUS. Todas as informações disponibilizadas poderão ser acessadas buscando pelo nome da região de saúde, pelo município ou pelo estado.