Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) encaminhou orientações sobre o acesso aos antídotos utilizados no tratamento de casos de intoxicação exógena por metanol. De acordo com as informações recebidas, o etanol (álcool etílico absoluto 99,5-99,9%) está disponível para dispensação em 21 hospitais de referência no estado. O procedimento para solicitação do produto está detalhado no Informe Técnico elaborado pela SES/SP.
Informamos que o Ministério da Saúde encaminhou ao almoxarifado da SES/SP um lote de 648 frascos do antídoto etanol 99,5% 30 mL para uso nos casos de intoxicação exógena por metanol.
Segundo informação da CAF/SES/SP o produto começará a ser distribuído aos mesmos serviços do Estado de São Paulo que já são referência de fornecimento do antídoto. Informa também que esses serviços têm estoque para atender a demanda. Da mesma forma o fluxo de solicitação continua o mesmo divulgado anteriormente.
Acesse aqui o Informe Técnico.

Já o fomepizol (1 g/mL, solução injetável, ampola de 1,5 mL), outro antídoto utilizado nesses casos, foi distribuído pelo Ministério da Saúde a dois centros de referência: o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que recebeu 190 ampolas, e o Hospital das Clínicas da Unicamp, com 98 ampolas. As orientações sobre o uso e a disponibilização do medicamento constam na Nota Técnica DAF/MS nº 459/2025.
Acesse aqui a NT nº 459 de 2025.
As medidas visam garantir o atendimento rápido e adequado em casos suspeitos de intoxicação por metanol, que exigem diagnóstico precoce e tratamento imediato para evitar complicações graves. Confira a distribuição para o medicamento Fomepizol 1,5 g/1,5 mL, destinado ao tratamento da intoxicação por metanol no âmbito do SUS, aos estados no link ao lado: Pauta-Distribuicao-Fomepizol