Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada (PMAE) representa um passo decisivo na reorganização da oferta da atenção especializada em saúde no SUS, na medida em que rompe com a lógica de remuneração dos serviços pela produção de procedimentos e incentiva o cuidado integral com acesso regulado em tempo oportuno.
Composição do GT Bipartite
SMS
Técnicas
Como solicitar adesão?
A solicitação de adesão para uso do e-SUS Regulação deve ser feita por meio de abertura de chamado no endereço https://webatendimento.saude.gov.br/ , na opção e-SUS Regulação.
O sistema é bastante intuitivo e o manual de operação do sistema está disponível em https://wiki.saude.gov.br/regulacao .
Portarias
Este programa, que compõe a Política Nacional de Atenção Especializada, visa integrar de maneira mais eficiente a Atenção Primária à Saúde (APS) e a AES, garantindo que os pacientes recebam diagnósticos e tratamentos especializados de maneira ágil e sem burocracia excessiva.
Diretrizes do Programa
O PMAE é guiado por diretrizes fundamentais que garantem a eficiência e a equidade do programa:
Objetivos do PMAE
O programa tem como objetivos centrais:
Ideias Centrais e Estruturantes do Programa
O PMAE se baseia em princípios inovadores para melhorar o acesso e a gestão dos serviços de AES com a garantia que os pacientes possam acessar exames e consultas especializadas rapidamente, com menos burocracia e evitando que sejam colocados em várias filas ao precisar de múltiplas consultas ou exames.
O programa prevê a implementação de uma fila única com agendamento centralizado e garantia de retorno à Unidade de Saúde da Família (USF) para seu acompanhamento.
As Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) são um componente chave do PMAE, consistindo em um conjunto de procedimentos integrados necessários para a concluir uma etapa da linha de cuidado ou na condução de agravos específicos de rápida resolução, de diagnóstico ou tratamento. As OCIs devem incluir:
Em consonância com a PNAE no eixo de o fortalecimento e atuação integrada da APS, o PMAE prevê capacitação para Diagnóstico e Apoio Matricial atuando na capacidade das equipes de APS para realizar diagnósticos e apoiar o cuidado especializado. Também será incentivado a implementação de protocolos Protocolos de Cuidado e Acesso que orientem o acesso à AES e o compartilhamento de informações clínicas através do Registro Eletrônico de Saúde (RES).
Há uma aposta na Regulação com abordagem centrada no usuário e decisões compartilhadas entre APS e AES, orientadas por protocolos clínicos e uso de ferramentas de saúde digital e estabelecimento de canais de comunicação com os cidadãos para facilitar o acesso aos serviços. Está previsto o desenvolvimento e implementação de protocolos para teleconsultas e outras estratégias de saúde digital.
Para qualificação da gestão dos serviços de AES, o Programa prevê a organização do Núcleo de Gestão do Cuidado para monitorar o itinerário terapêutico do usuário até sua conclusão, além do gerenciar das filas de espera, manter o equilíbrio entre primeiras consultas e retornos, monitorar dos tempos de espera e apoiar estratégias de matriciamento.
Adesão ao Programa
Para participar do PMAE, cada gestor deve:
O PMAE se destaca como um programa transformador, que visa não apenas expandir e qualificar a atenção ambulatorial especializada, mas também promover a integração e eficiência em todo o sistema de saúde, sempre com foco nas necessidades do usuário.
Mais informações: Mais Acesso a Especialistas — Ministério da Saúde (www.gov.br)