Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Entre os dias 12 e 13 de novembro aconteceu, na Capita Paulista, a 9ª Semana de Mobilização de Sífilis Congênita. Estiveram presentes representantes dos municípios paulistas, além de coordenadores da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP). O COSEMS/SP foi representado na mesa de abertura pela diretora Elaine Xavier e a assessora técnica do COSEMS/SP, Lídia Tobias, participou da mesa: Dificuldades dos Municípios no enfrentamento da Sifilis Congênita.
No decorrer do evento o COSEMS/SP recebeu o Prêmio Luiza Matida por apoiar a semana de mobilização ao longo dos anos. A Semana de Mobilização foi elaborada em 2016, em decisão bipartite, e ocorre anualmente.
“Diversos municípios foram premiados por meio de critérios estabelecidos pelos coordenadores do evento. Já o prêmio para o COSEMS/SP foi um reconhecimento à contribuição da entidade ao evento, para que seja bem potente”, explicou Lidia.
Foram promovidas muitas mesas de debates e conferências como: O que falta para eliminar a sífilis congênita e o Perfil epidemiológico da transmissão vertical da sífilis e do HIV no estado de São Paulo.
O evento é coordenado pelo CRT/AIDS, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP).
Prêmio
O Prêmio “Luiza Matida” foi idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP e homenageia a médica pediatra e sanitarista “Luiza Harunari Matida”, falecida em 2014, por seu trabalho durante 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, da Secretaria de Estado da Saúde, e pela elaboração de políticas públicas e ações que realizou no controle da sífilis que contribuíram para a redução dos casos no Estado de São Paulo.