Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Na manhã da última quarta-feira (25/10) o município de Presidente Prudente recebeu a reunião de Representantes Regionais do COSEMS/SP, a primeira de uma série de reuniões itinerantes que serão realizadas pelo estado de São Paulo. No período da tarde foi a vez do encontro com gestores dos municípios da região. Na ocasião estiveram presentes pelo COSEMS/SP o presidente Geraldo Reple, as vices Carmem Guariente e Adriana Martins, o diretor Marco Antônio Rodrigues da Silva, além dos apoiadores Antônio Cláudio Galvão, Jussara Moraes Hatae Campoville, Nelo Augusto Poletto.
O encontro foi uma oportunidade para se discutir as pautas locais e aproximar o COSEMS/SP da região, dentre elas:
Alta demanda de judicialização em LPI; portas dos serviços de urgência e emergência superlotadas; hospitais filantrópicos de pequenos portes, sem atualização de tabela SUS/PPI; desabastecimento e atrasos de medicamentos CEAF, usuários e as redes sociais, culpabilizando gestores, judicializando; crescente demanda para atendimento TEA/autismo; piso ACS/ACE, dificuldades aos gestores que possuem profissionais readaptados na função e concursados para o cargo; curso Saúde com Agente.
Outras questões foram abordadas pelos gestores locais, que puderam expor situações existentes na região de forma mais clara e diretamente aos representantes do COSEMS/SP presentes na reunião, como a fragilidade nas questões relacionadas a CH dispensada ao curso pelos profissionais, a ausência de referência de odontologia para pacientes especiais, a dificuldade de acesso à hemodiálise (Alta Paulista), a importância da inclusão de outros profissionais junto às equipes de atenção básica, como psicólogo, a fragilidade das equipes do DRS, como ausência articulador de atenção básica, de saúde bucal, entre outras, impactando nos serviços e apoio técnico aos municípios.
Para o presidente do COSEMS/SP o encontro foi uma experiência muito válida e interessante. “Pudemos reunir, conhecer e ouvir cerca de 40 secretários de Saúde. O mais importante foi sentir a realidade estando lá. Tivemos municípios de diferentes portes populacionais, como mil, dois mil, até 300 mil habitantes. Vimos a realidade de uma região que possui assentamentos, acampamentos e uma série de presídios, sendo alguns muncípios com mais pessoas privadas de liberdade do que os próprios munípices que moram na cidade”, destacou Reple.
O próximo encontro será em novembro, na região que envolve Ribeirão Preto e Franca. “A ideia do COSEMS/SP é chegar cada vez mais próximo dos gestores”, disse o presidente.