Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Por, Claudia Meirelles – assessora de Comunicação do COSEMS/SP
Em tempos eleitorais somos arrastados por um turbilhão de problemas e esperanças. Que saúde queremos para o SUS que defendemos todos os dias ? Nosso time de assessores se debruçou com esperança oxigenada para elaborar perguntas sobre grandes nós críticos do SUS, conhecidos por todos gestores.
Sabemos que ao lado dos candidatos existem muitos guerreiros do SUS debatendo ideias para compor as intenções de cada candidato. Queremos discutir e ampliar o alcance das propostas sobre regionalização, atenção hospitalar, atenção básica, saúde mental, assistência farmacêutica e Judicialização. Temas que vemos enfrentar hercúleas lutas pela sobrevivência do SUS como conquista e direito constitucional.
Produzimos desde a ultima eleição estadual, 35 edições do jornal COSEMS/SP para manter acesa a força da gestão municipal, retratando missão, valores, conquistas, desafios e prioridades. Muitas mudanças no SUS ocorreram nos 4 últimos anos. E, desde o inicio da ultima gestão municipal, em 2017, 44 % das cidades paulistas já trocaram seus gestores !!
Nosso papel é ajudar na reflexão e escolha de um bom candidato, que defenda o SUS como defendemos . Não foi um trabalho fácil produzir essa edição. Dos 12 candidatos, somente 4 responderam. Chegamos a encaminhar 3 vezes a mesma solicitação ao mesmo candidato, ouvimos de um candidato que ele estava se concentrando em grandes mídias (?), outros nem responderam ou prometeram respostas que nunca chegaram. Foram infinitos 20 dias de trabalho para o que achávamos que era discussão obvia!! É triste constatar que mesmo representando os secretários de todo estado, o tema Saúde não foi tratado com o protagonismo que ele merece.
O site do TSE aponta friamente propostas pra saúde, o acesso é livre para conferi-las; mas queríamos ir além: nosso desejo é ser conquistado por um debate consistente, por uma boa energia combativa. O SUS está ameaçado como nunca esteve, seus recursos estão congelados por 2 décadas e suas demandas só aumentam…
Dos nossos respondentes, 3 estão à frente das intenções de voto. Esperamos colaborar com sua escolha, porque levamos à sério nosso compromisso com o SUS. Pesquisas apontam que 70 % dos paulistas colocam a saúde como o maior problema a ser enfrentado pelos novos governantes. É hora de escolher. Acredite no poder de seu voto!