Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Dando continuidade ao Projeto da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, no âmbito do PROADI-SUS, foram realizadas a fase de Apoio à Implementação do Cuidado da Assistência farmacêutica na Atenção Básica, que consiste na etapa presencial do projeto. O estado de São Paulo promoveu três encontros, em Araçatuba, São Paulo (capital) e Ribeirão Preto. O projeto é promovido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o ministério da Saúde, por meio, da Secretaria Nacional de Atenção Primária.
A fase de apoio teve início em outubro de 2022 e hoje as oficinas de preparação dos atendimentos clínicos dos profissionais farmacêuticos é um marco importante, pois a proposta não é apenas promover iniciativas de educação permanente, mas sim a atuação juntos aos trabalhadores e gestores do SUS apoiando na implementação das diretrizes das políticas nacionais.
Em Araçatuba, a vice-presidente do COSEMS/SP, Carmem Guariente, representou o prefeito, COSEMS/SP e CONASEMS e destacou a importância de o gestor municipal apoiar a implantação garantindo as adequações quanto à infraestrutura, o consultório, a organização da agenda do profissional farmacêutico, horário protegido para estudo e a integração do cuidado farmacêutico com as ações dos demais profissionais da equipe de Atenção Básica. “Araçatuba se sente prestigiada em sediar este importante evento. A assistência farmacêutica e o cuidado farmacêutico tem sido prioridade na gestão”, completou.
Em Ribeirão Preto o assessor técnico do CONASEMS, Elton Chaves ministrou a Oficina. Já na capital paulista a assessora técnica do COSEMS/SP, Dirce Marques conduziu o encontro.
“O curso existe há vários anos. Os farmacêuticos que se inscreveram no curso e apresentaram projetos, que foram selecionados posteriormente, participaram presencialmente das oficinas. São dois dias de encontro, com dinâmicas para qualificar os profissionais”, explicou Dirce Marques.
Nos dois triênios 2018-2020 e 2021-2023, foram cerca de sete mil profissionais capacitados em todos os estados brasileiros e Distrito Federal e em mais de 1.750 munícipios. Para este triênio foram mais de 691 farmacêuticos selecionados em 423 municípios. No estado de São Paulo, são 105 municípios e 130 farmacêuticos, divididos em cinco polos no município de São Paulo, um em Ribeirão Preto e um em Araçatuba, sendo 26 farmacêuticos de 16 munícipios, 23 municípios do estado de São Paulo e cinco em Mato Grosso do Sul.