Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
COSEMS/SP alerta que alguns cuidados ainda devem ser tomados, pois a pandemia ainda não acabou
Nessa quarta-feira, 09 de março, o Governo do Estado de São Paulo publicou, por meio do Comitê Científico de Saúde, o Decreto nº 66.554, o qual obriga o uso de máscaras apenas em locais fechados e considera flexível a utilização de máscaras em ambientes abertos.
Junto ao Decreto, seguiu Nota Técnica do Comitê com dados que embasam a decisão, como a ampla cobertura vacinal da população do estado, cerca de 90%, com a aplicação da dose adicional em mais de 20 milhões de pessoas, queda de 54,2% do número de novos casos e redução de 56% no número de óbitos, com média móvel diária na última semana de 108 óbitos.
Acesse o Decreto – https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=428390
Segundo Brigina Kemp, assessora técnica do COSEM/SP e membro do grupo técnico bipartite da Vigilância em Saúde, um ambiente aberto, na atual situação da pandemia, oferece menos risco de transmissão que em ambientes fechados. Porém, podem existir ambientes abertos com aglomerações e neste caso o risco aumenta. “Andar na rua, ou em parque o risco é pequeno mesmo. Já em um bar, com mesas e cadeiras na calçada, onde já não se respeita o distanciamento, as mesas e cadeiras ficam muito perto umas das outras, e as pessoas falam alto, há um risco. As flexibilizações vão propiciando que as pessoas percam a noção de risco, que já está tão baixa. A noção de risco está baixa”, avaliou.
Ainda de acordo com Brigina, os cenários futuros da pandemia, inclusive a curto prazo, são incertos. Portanto, há necessidade de se manter acompanhando de perto os indicadores de incidência de casos, mortes e hospitalizações. “Muito importante seguir na vacinação, especialmente aumentando a cobertura vacinal da dose adicional nos adultos, e a cobertura vacinal nas crianças. Achei fundamental a manutenção das máscaras em ambientes fechados”, ressaltou.
“Vale destacar que a despeito da liberação em ambiente aberto, poderá haver situações de risco. Então, é importante que a pessoa tenha sempre a máscara em mãos, para poder colocar ao entrar num ambiente fechado ou numa situação de aglomeração num ambiente aberto”, explicou.
Presidente do COSEMS/SP, Geraldo Reple Sobrinho, é membro do Comitê Científico e disse que se trata de uma recomendação do Comitê, devido a importante queda de número de casos, internações e óbitos.
“A chance de contaminação tem caído bastante. É quase uma libertação. As pessoas estão ficando felizes. Mas temos que deixar muito claro que a pandemia não acabou. Já as pessoas imunodeprimidas precisam continuar utilizando máscaras, mesmo nos espaços abertos”, reforçou Geraldo.
O presidente lembrou que em dezembro de 2021 o Comitê já iria liberar o uso de máscaras em locais abertos, entretanto, houve a chegada da variante Ômicron, que obrigou as autoridades a tomarem medidas mais cautelosas.
Após 15 dias da publicação do Decreto o Governo pretende reavaliar a decisão para ambientes fechados.