Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O Ministério da Saúde publicou no dia 16 de dezembro de 2024 a Portaria GM/MS Nº 6.093, que institui a Ontologia Brasileira de Medicamentos (OBM), um avanço significativo para a padronização e sistematização das informações sobre medicamentos no Brasil.
A OBM é um padrão terminológico nacional voltado para a identificação padronizada de medicamentos. O objetivo é integrar e harmonizar os dados de medicamentos nos diversos sistemas de saúde, públicos e privados, promovendo a interoperabilidade por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
A iniciativa estão gera maior segurança para pacientes e melhora a qualificação de processos farmacêuticos e logísticos, além de fortalecer as cadeias produtivas e de cuidados de saúde. Inspirada em modelos internacionais, como o dm+d do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, a OBM conta com adaptações exclusivas para atender às necessidades do contexto brasileiro.
A OBM estabelece um requisito mínimo para integração e interoperabilidade na RNDS, tornando sua adoção obrigatória para sistemas de informação em saúde. A iniciativa reforça a segurança no uso de medicamentos, aprimora a rastreabilidade e melhora a gestão da assistência farmacêutica no Brasil.
Além disso, ao adotar padrões internacionais como o IDMP (Identification of Medicinal Products) da ISO, a OBM posiciona o Brasil entre os países que utilizam tecnologias avançadas para promover a segurança do paciente, como Reino Unido, França, Alemanha e Canadá.
A ontologia está organizada em cinco classes principais, que permitem uma descrição detalhada dos medicamentos:
A estrutura é complementada por extensões brasileiras que incluem informações adicionais, como classificação terapêutica, número de registro na ANVISA e vinculação à RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais).
Os detalhes completos sobre a estrutura da OBM e toda a documentação relacionada estão disponíveis no site oficial: https://portal-obm.saude.gov.br.
Confira AQUI a Portaria que instituiu a Ontologia Brasileira de Medicamentos – OBM.
Confira o material apresentado no GT CONASEMS: OBM – GTAF 17.03.25