Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O Grupo de Planejamento e Avaliação (GPA), da Coordenadoria de Regiões de Saúde (CRS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), publicou documento com Orientações para o diagnóstico precoce de câncer de cólon e reto, e câncer de pele na Atenção Básica, para divulgação nas UBS dos municípios. O documento foi discutido e elaborado no Grupo Técnico bipartite de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), composto por representantes da SES/SP e do COSEMS/SP.
O documento contém informações a respeito de critérios clínico-laboratoriais a serem observados e procedimentos e encaminhamentos necessários que deverão ser realizados pelos profissionais de saúde que compõem a Atenção Básica nos municípios paulistas.
No caso do câncer colorretal recomenda-se no Brasil a estratégia de diagnóstico precoce, embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende programas populacionais de rastreamento para indivíduos acima de 50 anos. A detecção precoce do câncer de pele se dá por meio da estratégia de diagnóstico precoce com orientação de que a população e os profissionais de saúde estejam alertas para lesões de pele com características anormais e de que seja realizada a confirmação diagnóstica.
Com o intuito de subsidiar os profissionais da Atenção Básica, a SES/SP, em parceria com o COSEMS/SP, e com apoio da Faculdade de Medicina da USP, realizou web-aulas sobre esses dois tipos de cânceres, que encontram-se disponíveis no link: https://www.youtube.com/watch?v=OjUV4k6brZc&t=17s
Acesse o documento – Folder Atenção Basica