Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Imagem de Alvaro Reyes , no Unsplash (gratuito)
Uma das premissas do Planejamento Estratégico Situacional é que o Plano seja colocado em prática, ou seja o produto do processo de planejamento tem de ser operacionalizado num determinado prazo, num determinado contexto técnico político, por um ator que responde pelo Plano.
A Diretoria do COSEMS/SP, enquanto Ator coletivo responsável pela entidade, decidiu assumir esses compromissos: ter um Plano de Ação, a ser cumprido no prazo de uma gestão de dois anos, num contexto complexo como é o SUS, e decidiu ainda monitorar e publicizar as ações realizadas pela Diretoria no Jornal da Entidade.
A Oficina de Planejamento Estratégico ocorreu em maio de 2021, de forma remota, com objetivo de planejar coletivamente ações estratégicas para orientar atuação da entidade e contou com a participação dos membros da Diretoria, Assessoria e alguns Apoiadores convidados
As referências para o material apresentado para discussão na Oficina foram a Carta do 34º Congresso de 2021 e o Relatório de Gestão Anual do COSEMS/SP -2020.
Foram aprovadas 102 ações (confira as ações na apresentação abaixo), organizadas em 08 eixos: Defesa do SUS e Financiamento Tripartite; Enfrentamento da COVID 19 e suas Sequelas; Vigilância Em Saúde; Atenção Básica e Provimento De Médicos para UBS; Regulação e Atenção Especializada; Planejamento, Regionalização e Gestão Municipal, Com Participação Social; Assistência Farmacêutica; Fortalecimento Institucional do COSEMS/SP, Inovação em saúde, e Comunicação.
A Diretoria decidiu ainda que o monitoramento e publicização das ações do Plano realizadas será bimensal, com inicio no bimestre junho e julho de2021.
Na reunião mensal ordinária da Diretoria, ocorrida no dia 22/07/2021, foi feita o primeiro monitoramento do Plano, e cada ação foi avaliada como: REALIZADO, NÃO REALIZADO, EM ANDAMENTO, EM ANDAMENTO/CONTINUO, conforme abaixo (em breve).
A diretoria, a partir desse primeiro monitoramento, deverá priorizar ações de discussão do Orçamento Estadual de 2022 com o Secretário de Estado, tendo em vista os prazos legais de envio da Lei Orçamentaria Anual/ LOA de 2022 à ALESP.
Uma das premissas do Planejamento Estratégico Situacional é que um bom Plano é aquele que se realiza na prática, portanto esse monitoramento vai permitir que a Diretoria avalie periodicamente se está trabalhando para concretizar as Diretrizes e as Ações do que foi planejado.
Acesse as 102 ações – PLANEJAMENTO DE DIRETORIA – 102 AÇÕES APROVADAS
Monitoramento do plano estratégico – Monitoramento Plano de ação – Agosto / 2021