Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O município de Presidente Prudente foi o vencedor do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), na categoria de 100 mil a 500 habitantes. A cerimônia foi realizada nessa terça-feira, dia 12 de novembro, em Brasília (DF).
O Prêmio, instituído pela resolução CFO-264, tem como objetivo destacar e valorizar as gestões municipais pela excelência e eficiência na implementação das políticas públicas de Saúde Bucal. Este prêmio busca incentivar a prática da gestão participativa, premiando os municípios que oferecem serviços de saúde bucal de forma inclusiva e eficaz.
Para o presidente do COSEMS/SP, Geraldo Reple Sobrinho, o prêmio vem aclamar uma série de ações que os municípios têm feito seguindo as regras instituídas pelo CFO. “É um bem-estar para a população, pois a saúde começa pela boca. Se conseguirmos reduzir cáries e doenças bucais, principalmente na primeira infância, teremos adultos mais saudáveis e uma população menos desdentada. É o empenho dos municípios e suas equipes, que hoje são mais de 30 mil equipes de Saúde Bucal em todo o Brasil. É uma grande conquista para a população”, ressaltou.
De acordo com Breno Casari, secretário municipal de Saúde de Presidente Prudente e diretor do COSEMS/SP, o município coroa este ano com o prêmio CFO. “É um trabalho o qual temos que agradecer muito os profissionais, sua doação e entrega que possuem de humanização e dedicação com a população. Existe um ótimo trabalho de acolhimento, resultados e prevenção. Sei e conheço o trabalho de todos os funcionários. Gostaria de agradecer muito a coordenação de Saúde Bucal e os funcionários, pois sabemos que podemos manter a qualidade dos serviços para o próximo ano”, disse.
Segundo Marco Manfredini, apoiador do COSEMS/SP e membro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO/SP), o prêmio segue alguns critérios como: financiamento, controle social, cobertura odontológica, atenção secundária e terciária, ações educativas e de prevenção, remuneração dos profissionais, existência de coordenador de Saúde Bucal nos municípios, dentre outros aspectos avaliados.
“O Prêmio é um estímulo para que os municípios desenvolvam ações de Saúde Bucal, conforme legislação promulgada pelo Governo Federal em 2023, que torna as ações de Saúde Bucal obrigatórias e incluídas na Lei nº 8080”.
Os municípios que alcançaram a maior pontuação em cada grupo populacional foram contemplados com uma cadeira odontológica, dois mochos, equipo para controle de seringas tríplice, micromotor e turbina, suctora, refletor odontológico, além de uma placa alusiva e o certificado de participação. Aqueles classificados do segundo ao quinto lugar receberam placas alusivas, e os demais condecorados com certificados de participação.
Municípios com mais de 500.000 habitantes
– Salvador/BA
Municípios com 100.001 a 500.000 habitantes
– Presidente Prudente/SP
Municípios com 50.001 a 100.000 habitantes
– Primavera do Leste/MT
Municípios com 20.001 a 50.000 habitantes
– São José da Laje/AL
Municípios até 20.000 habitantes de cada macroregião do Brasil
Região Sul – Figueira/PRRegião
Sudeste – São Brás do Suaçuí/MG
Região Centro-Oeste – Deodápolis/MS
Região Nordeste – Baía Formosa/RN
Região Norte – Vitória do Jari/AP
Já no estado de São Paulo, a classificação do Prêmio do CRO/SP, por porte populacional, apresentou os resultados abaixo. Os primeiros colocados de cada faixa populacional representaram o estado no prêmio Nacional. A premiação no estado de São Paulo será realizada durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP 2025), dia 24 de janeiro, às 18h.
Até 20 mil habitantes
Mombuca
Guaraci
Bananal
Entre 20 e 50 mil
Ituverava
Ilha Bela
Cajuru
Entre 50 e 100 mil
São Sebastião
Fernandópolis
Penápolis
Entre 100 e 500 mil
Presidente Prudente
Marília
São José do Rio Preto
Mais de 500 mil habitantes
São Bernardo do Campo (critério de desempate)
Sorocaba
São Paulo