Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Com a intensificação dos eventos climáticos extremos, é fundamental que os gestores de saúde estejam preparados para atuar de forma rápida e eficaz diante de situações de emergência causadas por chuvas intensas, que podem resultar em ventos fortes, quedas de galhos de árvores, alagamentos, cortes de energia elétrica e descargas elétricas. O COSEMS/SP reforça as seguintes recomendações para a gestão de riscos e resposta a desastres:
– Comunique o risco às unidades de saúde para que estejam cientes e possam se preparar adequadamente.
– Estabeleça canais de comunicação eficientes para o monitoramento contínuo dos impactos aos serviços de saúde.
– Avalie a infraestrutura das unidades de saúde, verificando a vulnerabilidade a alagamentos e quedas de energia.
– Monitore estoques de insumos e medicamentos, garantindo que haja recursos suficientes para situações de emergência.
Em casos de necessidade de apoio, consulte as seguintes portarias que regulamentam o suporte financeiro e logístico:
– Portaria GM/MS Nº 6.495, de 31 de dezembro de 2024: Estabelece o incremento financeiro para custeio de ações de preparação e resposta a emergências em saúde pública no âmbito do SUS. ACESSE AQUI.
– Portaria GM/MS Nº 874, de 4 de maio de 2021: Dispõe sobre o fornecimento de kits de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica em áreas afetadas por desastres. ACESSE AQUI o texto completo.
Para garantir a segurança da população, recomenda-se a divulgação de materiais informativos com orientações práticas em casos de enchentes. Esses materiais estão disponíveis no portal do Ministério da Saúde: Saúde de A a Z – Enchentes (ACESSE AQUI).
É fundamental que qualquer evento relacionado a desastres seja notificado de forma rápida e precisa. Dê preferência para o preenchimento do formulário de Comunicação de Desastres, disponível em: Formulário de Notificação (ACESSE AQUI).
Em caso de ocorrência de eventos críticos, solicitamos que sejam fornecidas informações detalhadas sobre os impactos para que possamos apoiar de forma mais eficaz na gestão da emergência. O COSEMS/SP está à disposição para auxiliar as equipes locais na resposta a desastres.
Gravataí, RS (2015)
FOTOS: iStock
FONTE: VIGIDESASTRES – Programa Nacional de Vigilância em Saúde de Riscos associados aos Desastres