Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O que vimos em termos de transformação digital no SUS foi estonteante. Rapidamente o SUS está se organizando para o futuro digital. E esse ano foi desafiador, pois essa transformação é tripartite, continental e desafiadora.
O Programa Federal SUS Digital será executado pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, podendo incluir a participação de instituições de ensino superior, institutos tecnológicos e instituições de pesquisa e é coordenado pela SEIDIGI (Secretaria de Informação e Saúde Digital/MS).
O Programa SUS Digital tem por objeto a saúde digital, abordagem multidisciplinar, escopo na intersecção entre tecnologia, informação e saúde, incorporando software, hardware e serviços, como parte do processo de transformação digital. O Programa engloba sistemas de informação interoperáveis, registro eletrônico de dados de saúde, aplicação da ciência de dados, inteligência artificial, telessaúde, aplicações móveis de saúde, dispositivos vestíveis, robótica aplicada, medicina personalizada, e internet das coisas, entre outros, voltados para o setor de saúde.
O Programa SUS Digital é composto por 3 (três) eixos que deverão ser utilizados para a organização e estrutura das ações e estratégias propostas nos planos de ação de transformação digital: Eixo 1: cultura de saúde digital, formação e educação permanente em saúde; Eixo 2: soluções tecnológicas e serviços de saúde digital no âmbito do SUS; Eixo 3: interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de saúde.
A primeira etapa do programa foi de adesão de municípios e estados, com disponibilização de recursos financeiros para fomento ao programa. A segunda etapa foi o diagnostico macrorregional – em SP foram 18 relatórios que abrangem 62 CIRs e 645 municípios. Cada município também respondeu a um questionário para saber seu índice de maturidade em saude digital (INMSD). Os municípios receberam de forma individualizada um relatório completo sobre as 7 dimensões avaliadas (Gestão e Governança em Saúde Digital ; Formação e desenvolvimento profissional; Sistemas e plataformas de interoperabilidade; Telessaúde e serviços digitais; Infoestrutura; Monitoramento, avaliação e disseminação de informações estratégicas; Infraestrutura e segurança), uma verdadeira bússola com recomendações para organização capilar da evolução digital e que muito poderá ajudar a construção do novo plano municipal de saude , com reservas orçamentarias especificas para esse fim.
Até março de 2024 teremos a fase de elaboração dos Planos de Ação Macroregionais , que serão base para os programas federais que serão implantados em território nacional, com financiamento compatível .
A Secretaria de Estado de Saude (SES/SP) também implantou varias iniciativas no estado, como Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PD&I) envolvendo municípios em provas de conceito para expansão futura, como TELE APS; implantado desde abril de 2024 e envolvendo 30 municípios; TELE SAP, implantado desde junho e envolvendo 26 unidades prisionais e o AME Digital, em operação desde junho em 4 Unidades.
Outra novidade no setor foi a parceria entre Ministério da Saúde e da Educação, que lançou o chamamento público para a participação da comunidade do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), um sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico para uso gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema já funciona há mais de dez anos e é utilizado em toda a rede de 41 Hospitais Universitários Federais da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). O sistema é dividido em módulos como internação, registro do atendimento ambulatorial, estoque com rastreabilidade, exames, cirurgias, prontuário eletrônico, farmácia, dentre outros.
Com certeza esse é apenas o inicio da era digital do SUS. Você pode encontrar documentos sobre a Saude Digital na área técnica que o COSEMS/SP criou no site institucional : https://www.cosemssp.org.br/area-tecnica/areas-tecnicas/laboratorio-de-inovacao-no-sus-lis/