Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Durante o Congresso Sul, Sudeste e Centro-oeste de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorre em Florianópolis, a reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CONARES) foi um ponto crucial para discutir desafios e avanços na área da saúde. O CONARES é composto por representantes dos secretários municipais de saúde de cada Estado e pela Diretoria Executiva do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
A reunião, realizada hoje, contou com a presença dos secretários estaduais de saúde de São Paulo (Eleuses Paiva), Santa Catarina (Carmen Zanotto), Minas Gerais (Fábio Baccheretti Vitor) e Paraná (Beto Preto), além da diretoria do CONASEMS. Também estiveram presentes representantes da diretoria do COSEMS/SP e de outros COSEMS.
Hisham Hamida, presidente do CONASEMS, enfatizou a importância do encontro como um momento propício para discutir a relação interfederativa, com foco no fortalecimento da SIBs (Sistema de Informações em Saúde). Ele ressaltou a necessidade de fortalecer a relação bipartite no território para potencializar ainda mais o sistema.
O Secretário Estadual de Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva ressaltou, durante sua fala, a importância de manter um fluxo de relações com propósitos comuns junto ao COSEMS/SP, mesmo quando as opiniões são divergentes. Ele enfatizou seu comprometimento com a ampliação da oferta em oncologia por meio de investimentos e reforçou a intenção de reformular o modelo de regulação.
Dentre as medidas discutidas, o secretário mencionou a implementação de filas únicas regionais e publicizadas, a ampliação de procedimentos cirúrgicos do mutirão em São Paulo, com a realização de cerca de 770 mil cirurgias eletivas. Além disso, Eleuses Paiva destacou a importância da regionalização, reconhecendo que o estado não é equânime, e propôs a colocação de gestores personalizados para cada diversidade.
Outros pontos abordados incluíram a relevância dos hospitais de alta complexidade, onde 50% dos internados são de média complexidade, o lançamento da tabela SUS paulista, o aumento do PABinho, considerando o tamanho do município e índice de vulnerabilidade social na distribuição de recursos.
O presidente do COSEMS/SP, Geraldo Reple, ressaltou as quatro pautas estabelecidas em conjunto com o secretário Eleuses, que incluem a cobertura vacinal, digitalização da saúde, regionalização da saúde e as filas de oncologia. Ele destacou os avanços alcançados em São Paulo nos últimos 10 meses.
Durante a reunião, as vice-presidentes do COSEMS/SP, Carmem Silvia Guariente e Adriana Martins, também participaram e contribuíram com a pauta trazendo informações sobre a realidade estadual. Hisham Hamida finalizou apontando os encaminhamentos tirados da reunião, que serão discutidos com o governo federal visando melhorias no setor de saúde.