Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que acontece de 09 a 11 de abril de 2025, em São Pedro (SP), já registra um feito histórico: a 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios alcançou o maior número de inscrições desde sua criação, com 2.141 trabalhos submetidos. O número representa um crescimento significativo em relação à edição anterior, que contou com 1.687 inscrições, e reforça a importância do evento como espaço de valorização e troca de boas práticas na saúde pública municipal.
Desse total, 2.121 experiências foram apresentadas por municípios paulistas e 20 foram inscritas por instituições e parceiros de outras esferas. Ao todo, 148 municípios contribuíram com trabalhos, mostrando o protagonismo e a criatividade das gestões municipais na construção de soluções para os desafios enfrentados no SUS.
A Mostra é tradicionalmente um dos pilares do Congresso, promovido pelo COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo). A iniciativa visa reconhecer e divulgar boas práticas implantadas em diversas regiões do estado, fomentando a troca de experiências, a valorização dos profissionais de saúde e o aprimoramento contínuo da gestão pública em saúde.
Como parte das atividades da Mostra, será entregue o 14º Prêmio David Capistrano, um reconhecimento às experiências mais transformadoras e significativas apresentadas durante o evento. Quinze trabalhos serão premiados com o troféu e certificado, simbolizando o mérito dos indivíduos e equipes por trás das ações. Além disso, outras quinze iniciativas receberão Menção Honrosa, reforçando o compromisso dos municípios com a melhoria da saúde da população.
A cada ano, a Mostra e o Prêmio David Capistrano revelam o esforço coletivo dos profissionais do SUS em São Paulo e o impacto direto das ações na vida das pessoas. São trabalhos que envolvem desde estratégias de atenção primária, saúde mental, vigilância, acolhimento e humanização, até soluções tecnológicas, organização de fluxos e gestão de recursos.

Fotos da premiação em 2024.