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Após um período de estabilidade, 2023 registrou um crescimento significativo na oferta de serviços online aos pacientes do SUS, segundo a pesquisa TIC Saúde 2023. Apresentada nesta terça-feira, a pesquisa conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), chega a sua 10ª edição. A pesquisa, promovida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), trouxe pela primeira vez dados detalhados sobre a aplicação de Inteligência Artificial (IA) no setor de saúde.
No sistema público o agendamento de consultas pela Internet subiu de 13% em 2022 para 24% em 2023, enquanto a marcação de exames aumentou de 11% para 19%, e a visualização de prontuários eletrônicos passou de 8% para 18%. No sistema privado, a visualização online de resultados de exames também apresentou uma elevação considerável, de 33% para 40%.
Evolução da Saúde Digital no Brasil
Ao longo dos 10 anos de realização do estudo, houve um avanço significativo na informatização dos estabelecimentos de saúde, especialmente em termos de infraestrutura e sistemas eletrônicos. Especialistas, entretanto, afirmam que ainda há desafios persistentes em infraestrutura, conectividade e interoperabilidade, como a necessidade urgente de formar profissionais para o futuro digital.
Serviços Online nas Unidades Básicas de Saúde
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a visualização de resultados de exames e o agendamento de consultas foram os serviços mais oferecidos via Internet em 2023, ambos com 27%, seguidos pela verificação de prontuário eletrônico, com 21%. Apesar do crescimento na demanda por informações e serviços de saúde digitais, apenas metade dos estabelecimentos de saúde possuem website (49%) e redes sociais (53%).
Telessaúde e Educação à Distância
A pesquisa TIC Saúde 2023 revelou um aumento no percentual de estabelecimentos públicos que ofereceram educação à distância, de 24% em 2022 para 31% em 2023, e teleconsulta, de 15% para 21%. No setor privado, duas em cada dez unidades disponibilizaram serviços como telediagnóstico e teleconsulta.
Adoção de Sistemas Eletrônicos
O uso de sistemas eletrônicos para registro de informações dos pacientes teve um avanço gradual, passando de 74% dos estabelecimentos em 2016 para 87% em 2023. Nas unidades públicas, o crescimento foi ainda mais marcante, de 56% para 85%.
Inteligência Artificial e Outras Tecnologias
Pela primeira vez, a pesquisa incluiu indicadores sobre a aplicação de IA no setor. Em 2023, cerca de 3.200 estabelecimentos de saúde utilizaram IA, a maioria na rede privada (aproximadamente 2.800). As ferramentas mais comuns foram voltadas para a automatização de processos de trabalho (46%), reconhecimento de fala (33%), mineração de texto e análise de linguagem escrita ou falada (32%). O reconhecimento e processamento de imagens e a aprendizagem de máquina para predição e análise de dados foram aplicados por 21% e 16% dos estabelecimentos, respectivamente.
Os principais objetivos do uso de IA foram melhorar a segurança digital (45%), apoiar a organização de processos clínicos e administrativos (41%) e aumentar a eficiência dos tratamentos (38%). Menos citadas foram as aplicações para gestão de recursos humanos (28%) e dosagem de medicamentos (16%).
Para mais detalhes e a lista completa de indicadores, acesse Cetic.br – Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos estabelecimentos de saúde brasileiros – TIC Saúde 2023