Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, publicou Comunicado de Risco: Casos notificados de Monkeypox (varíola dos macacos) – Reino Unido, Portugal, Espanha, Irlanda do Norte e E.U.A.
Com base em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) nenhuma fonte de infecção ainda foi confirmada para a família ou para os clusters. Segundo as informações atualmente disponíveis, a infecção parece ter sido adquirida localmente no Reino Unido. A extensão da transmissão local não é clara nesta fase e existe a possibilidade de identificação de outros casos. No entanto, uma vez que a varíola dos macacos foi suspeitada, as autoridades do Reino Unido prontamente iniciaram medidas apropriadas de saúde pública, incluindo o isolamento dos casos e amplo rastreamento de contatos para permitir a identificação da fonte.
A OMS não recomenda nenhuma restrição para viagens e comércio com o Reino Unido com base nas informações disponíveis até o momento. Os profissionais de saúde devem considerar a infecção por varíola do macaco como
um diagnóstico diferencial para indivíduos que apresentem sintomas clínicos compatíveis.
Os serviços de saúde devem tomar medidas para aumentar a conscientização sobre a potencial disseminação da varíola em comunidades de indivíduos que fazem sexo casual ou que têm múltiplos parceiros sexuais. Casos suspeitos devem ser isolados e testados e notificados imediatamente. O rastreamento de contatos deve ser iniciado assim que tiver a suspeita de um caso.
Acesse o Comunicado no link ao lado e entenda os antecedentes recomendações e notificações – Comunicação de Risco 06-Casos notificados de Monkeypox (varíola dos macacos) – Reino Unido da Grã-Bretanha, Portugal e Irlanda do Norte (1)
Comunicação de Risco
A Comunicação de risco tem como objetivo apoiar na divulgação rápida e eficaz de conhecimentos às populações, parceiros e partes intervenientes possibilitando o acesso às informações fidedignas que possam apoiar nos diálogos para tomada de medidas de proteção e controle em situações de emergência em saúde pública.