Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS/SC, e organizado por dez COSEMS das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, reuniu profissionais, gestores e representantes do setor de saúde entre os dias 16 e 18 de novembro, no pavilhão CentroSul, em Florianópolis/SC.
O encontro proporcionou debates e troca de experiências sobre os desafios enfrentados pelas secretarias municipais de saúde das regiões e contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Destaca-se a presença do COSEMS/SP, que marcou sua participação no evento com sua diretoria e assessoria técnica. O presidente do COSEMS/SP, Geraldo Reple, foi destaque na mesa de abertura do Congresso, realizada no auditório principal, dia 16. Geraldo abordou o papel fundamental da PRI (Política de Regionalização Integrada) e reforçou a necessidade de uma abordagem coordenada para otimizar a eficácia dos serviços de saúde especializados.
No fim da tarde do dia 16 ocorreu a cerimônia oficial de abertura do evento, que contou com a presença de diversas autoridades como Helvecio Miranda, representando o Ministério da Saúde; Topázio Neto, prefeito de Florianópolis; Julio Pedroza, da OPAS; Carmen Zanotto, secretária de saúde de SC; Hisham Hamida, presidente do CONASEMS, Fábio Baccheretti, secretário de saúde de MG e presidente do CONASS entre outros.
Integração de Políticas de Saúde é Destaque na 10ª Oficina Temática ImunizaSUS
Durante o Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, foi realizada a 10ª e última edição da Oficina Temática ImunizaSUS. Este evento anual tem como objetivo discutir estratégias integradas da atenção primária e vigilância epidemiológica, focalizando especialmente as ações voltadas à imunização.
A programação da oficina, realizada em conjunto com a reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais, teve início na quinta-feira e se estendeu ao longo de diversos painéis e discussões. Um ponto central destacado pelos participantes foi a necessidade de um debate conjunto entre as políticas de vigilância em saúde e de atenção básica.
Brigina Kemp, assessora técnica do COSEMS/SP, ressaltou a importância dessa integração: “São políticas que interagem e podem fortalecer a política de imunização como um todo.” A ênfase na conexão entre diferentes esferas de atuação no sistema de saúde aponta para uma abordagem mais abrangente e eficaz no enfrentamento das questões relacionadas à imunização.
Durante o evento, técnicos do Ministério da Saúde também compartilharam perspectivas cruciais sobre o aprimoramento do sistema de informação. A melhoria nesse aspecto foi apontada como fundamental para gerar informações mais precisas e subsidiar decisões estratégicas por parte dos gestores de saúde.
Um dos destaques da Oficina foi a apresentação da experiência da cidade de Campinas, que demonstrou resultados positivos em termos de integração de políticas de saúde voltadas à imunização.
Brigina Kemp concluiu o evento destacando um ponto crucial debatido durante a Oficina: “Um importante debate apontou que temos que olhar para as pessoas não vacinadas ao invés das vacinas não aplicadas. Entender as barreiras é fundamental.” Essa abordagem centrada no paciente enfatiza a importância de compreender os desafios individuais e coletivos que podem impedir a adesão à imunização, proporcionando insights valiosos para a formulação de estratégias mais eficazes.
Experiências Municipais Bem-SUScedidas
Durante o Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, a cidade de São Bernardo do Campo demonstrou seu comprometimento com as boas práticas na área da saúde, tendo cinco trabalhos selecionados para a Feira de Experiências Municipais Bem-SUScedidas.
O estado de São Paulo teve um total de 19 trabalhos selecionados. Confira a lista abaixo:
Alyne Christina Bittencourt Ambrogi Coli – Ubatuba
Angela Alencar de Lima – Francisco Morato
Andreia Lira Pessoa – São Paulo
Camila Batista de Oliveira – Monte Azul Paulista
Catia Botelho da Costa – Rancharia
Christianni Poltronieri Bethancourt – São Bernardo do Campo
Elaine Gianotti – São Paulo
Elaine Nascimento Santos – São Bernardo do Campo
Fernanda Nunes da Mata Carmo – São Paulo
Maira Rafaela Teixeira – Mauá
Marcos Vinicius Fonseca – Santo André
Mariana Maniezo de Souza – João Ramalho
Mayara Aline Xavier – Embu das Artes
Mayumi Kamimura Tanaka – São Bernardo do Campo
Nathalia Denardi Casotti – Nova Europa
Priscila Demétrio Bogliato – São Paulo
Rosana Naimeri – São Bernardo do Campo
Tadeia Gusmão Muritiba Buchmann – São Bernardo do Campo
Vera Aparecida Santos – Guarulhos