Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Reunir gestores em prol da construção e consolidação do SUS e o fortalecimento do processo de municipalização. Assim teve início os Encontros de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em 1988, na cidade de Bauru. Ao longo dessas quase quatro décadas, o Congresso do COSEMS/SP se firmou como um dos maiores eventos de Saúde Pública do país. Convidados renomados, programação robusta e o número de inscritos fazem do Congresso do COSEMS/SP uma oportunidade ímpar de troca de saberes e uma grande ferramenta para empresas explorarem espaços e apresentarem seus produtos.
Presente nas diversas regiões do estado, o encontro de secretários já percorreu mais de 20 municípios paulistas e se tornou um importante fórum de educação permanente para equipes e gestores. O Congresso conta todos os anos com a presença das principais autoridades de Saúde Pública do Brasil, em intensos debates e cursos para a qualificação de gestores e suas equipes.
Evento que se inova a cada ano, o Congresso já contou com atividades de variados formatos, como o Café com Ideias, Rodas de Conversa, Cursos e Seminários, sempre buscando a discussão qualificada e enriquecedora para as constantes mudanças e demandas em Saúde. Como exemplo, podemos citar as Rodas de Conversa ‘Dialogando com a Mostra’, que começaram em Ubatuba, em 2014, durante o 28º Congresso e que promovem importantes reflexões acerca da atuação das equipes de Saúde na ponta do sistema.
Segundo Lidia Tobias, assessora técnica do COSEMS/SP, membro da Comissão Organizadora do 38º Congresso e Coordenadora da 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios; a Comissão Organizadora é fundamental para o êxito dos Congressos. “Estou desde 2014 na organização deste evento. A Comissão é formada por membros da diretoria, pela assessoria e empresa contratada (para organização do congresso), começa o trabalho já em outubro do ano anterior, com reuniões mensais. Discute desde a programação, tema do Congresso e questões operacionais. Patrocinadores, logística, Prêmio David Capistrano, contratos necessários, trabalho árduo. A Comissão organiza as pautas do congresso para que a diretoria decida e delibere nos diversos temas”.
Mostra de Experiências
A partir dos anos 2000 teve início a realização da Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, e a partir de 2008 foi instituído o Prêmio David Capistrano. A procura dos municípios foi tão grande e a relevância dos trabalhos, assim como a melhora na capacidade da escrita dos autores fez a Mostra se tornar anual, com recordes de inscrições a cada edição. Em 2015 foram 581 trabalhos inscritos. Dez anos depois a Mostra conta com mais de 1.600 trabalhos.
A cada ano a Comissão da Mostra tem procurado estratégias de incentivo aos trabalhadores para mostrarem neste espaço suas experiências de cotidiano de construção do SUS nos diversos municípios do estado. O número de municípios também vem em uma curva crescente. “Gostaríamos que fossem mais. Porém, é um trabalho de formiguinha”, ressaltou a assessora.
Lidia destaca uma estratégia interessante adotada esse ano : “são os vídeos de divulgação, com gestores, trabalhadores já premiados e atores influenciadores,. Mostrar que não difícil preparar um trabalho, é uma questão de organização, discussão em equipe, temas bacanas de contar e a vontade de trocar experiências. Claro que tem a premiação, mas o importante são os participantes poderem apreciar experiências de outros municípios e outros temas”.
Para Adriana Martins, vice-presidente do COSEMS/SP, a 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 14º Prêmio David Capistrano representam momentos especiais, pois evidenciam o protagonismo dos municípios e a potência das iniciativas locais no fortalecimento do SUS. “São espaços onde podemos aprender com experiências concretas e inspiradoras, valorizando a inovação e a resolutividade da gestão municipal.”, ressaltou.
Saiba tudo sobre a 21ª Mostra em: https://congresso.cosemssp.org.br/mostra/
Espaço Gilson Carvalho
Outro ponto de destaque nos Congressos foi a criação do Espaço Gilson Carvalho, em homenagem a um grande defensor assíduo do SUS e do Controle Social, um dos ícones da Saúde Pública nacional e ex-presidente do COSEMS/SP (1991-92). Atualmente o espaço se transformou em potentes debates interativos, lançamento de livros e publicações, com ampla programação transmitida ao vivo, por meio canal do COSEMS/SP no YouTube, durante nosso Congresso.
Mais sobre o Congresso
A cada edição o evento realiza a Assembleia Geral dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, onde é elaborada a Carta do Congresso, com compromissos e ações prioritárias do COSEMS/SP e, bianualmente, a Assembleia elege a nova diretoria.
De 1988 para os dias atuais o evento atingiu outras proporções, o que ocasionou até em mudanças nos critérios para que municípios possam sediar o Congresso. São mais de 2.000 participantes dentre convidados, congressistas, organização e staff para produção e montagem de estandes, o que exige estrutura para suportar as atividades e, ao mesmo tempo, acomodar todos os participantes.
Em 2025 o município de Santos sediará novamente o 38º Congresso do COSEMS/SP. Será a sexta edição realizada na cidade do litoral paulista. São esperados cerca de 2.500 congressistas. Possibilidade de prestigiar de perto a celebração do SUS que dá certo, ter contato com autoridades e trocar experiências. Ficar atualizado sobre os novos desafios e caminhos da Saúde Pública do estado e do país.
“Esta edição do Congresso terá uma programação intensa e estratégica para os gestores municipais de saúde, refletindo os desafios e avanços do SUS em um contexto de inovação e transformação digital. Dentre as 50 atividades programadas, acredito que um dos grandes destaques será o debate sobre a Nova gestão municipal na era digital e como isso impacta a organização e a eficiência dos serviços de saúde”, relatou a vice-presidente.
O congresso será uma oportunidade única para troca de conhecimento, fortalecimento da governança e alinhamento de estratégias para garantir um SUS cada vez mais acessível, eficiente e humanizado. Faça parte. As inscrições seguem até dia 07 de abril, através do link: https://congresso.cosemssp.org.br/inscricoes.