Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O COSEMS/SP é uma instituição essencial para a articulação e defesa dos interesses dos 645 municípios paulistas na gestão do SUS. Criado em 1988, tem como missão congregar os Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e garantir sua representação, fortalecendo a gestão municipal e promovendo políticas de saúde.
A estrutura deliberativa do COSEMS/SP é composta por secretários municipais de saúde em uma Diretoria (eleita bienalmente), um Conselho de Representantes Regionais e um Conselho Fiscal, que garantem a representatividade e a transparência na gestão da entidade. A Diretoria, composta por 22 Secretários Municipais de Saúde, é suprapartidária, contempla todos os portes municipais de cidades do estado e tem a responsabilidade de discutir e decidir sobre políticas e estratégias para o fortalecimento do SUS nos municípios.
O Conselho de Representantes Regionais é formado por gestores eleitos nas Comissões Intergestores Regionais (CIR) e tem papel fundamental na capilarização do Conselho nas 62 regiões do estado. Esses representantes mobilizam os Secretários Municipais de Saúde em suas regiões para discussões estratégicas, técnicas e políticas.
Criado em 2014, o Conselho Fiscal supervisiona a aplicação dos recursos financeiros recebidos pelo COSEMS/SP e suas ações, garantindo transparência e responsabilidade. Seus integrantes analisam e emitem pareceres sobre as receitas e despesas da entidade, assegurando a correta gestão dos recursos. Os documentos aprovados no Conselho Fiscal, como Atas e Pareceres, estão disponíveis na área de transparência do site do COSEMS/SP.
A entidade tem representação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), espaço político onde são pactuadas diretrizes, documentos técnicos e normativas para a gestão do SUS de forma bipartite com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Em âmbito nacional, está representado no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), no Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CONARES) e na CIT (Comissão Intergestora Tripartite) ampliando sua influência na formulação de políticas públicas para o SUS.
Há quase 4 décadas, a atuação do COSEMS/SP se fortalece, permitindo uma maior aproximação com os gestores municipais e promovendo um intercâmbio de experiências entre os municípios.
Com uma trajetória de compromisso e dedicação, o COSEMS/SP segue sua missão de representar, apoiar e fortalecer a gestão municipal de saúde em São Paulo, reafirmando seu papel essencial na construção de um SUS mais eficiente e acessível a toda a população. Uma verdadeira escola para uma educação permanente aos gestores e suas equipes.
“Diante de tantos desafios, encerro este ciclo com a certeza de que o COSEMS/SP se consolidou como uma entidade essencial para a gestão da saúde pública em São Paulo. Foi uma honra contribuir para esse avanço e reafirmo meu compromisso com a defesa do SUS e com o fortalecimento dos gestores municipais de saúde”, afirma Geraldo Reple, atual presidente do COSEMS/SP.