Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Membros da diretoria e apoiadores do COSEMS/SP estiveram presentes no 38º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), no último dia 30 de janeiro, para debater a necessidade de recursos e investimentos em Saúde Bucal do SUS, além de mesas sobre câncer bucal. O encontro também contou com participação da coordenadoria de Saúde Bucal do ministério da Saúde e da secretaria de estado da Saúde de São Paulo. O CIOSP é considerado o maior evento de Saúde Bucal do mundo e reúne, anualmente, cerca de 100 mil inscritos.
A diretora do COSEMS/SP e secretária de Saúde de Embu-Guaçu, Maria Dalva Amim, representou a entidade na discussão do Projeto de Saúde coletiva, em sua 19ª edição, com o tema: Ameaças e Desafios na Atenção da Saúde Bucal no SUS, as eleições e Saúde Bucal nos municípios.
“A presença do COSEM/SP neste debate foi fundamental, pois de fato demonstramos as reais ameaças que estamos vivenciando com o subfinanciamento, a perda de espaço na política da Atenção Básica como um todo, um grande desmoronamento, o que afeta diretamente a Saúde Bucal”, relatou a diretora.
Marco Manfredini, apoiador do COSEMS/SP, destacou que houve retração de investimentos em saúde pública bucal. “De 2012 para cá houve um período de estabilização e queda do serviço de saúde bucal no SUS, com limitação de investimentos por parte da União”.
De acordo com Maria Dalva, o resultado da participação do COSEMS/SP gerou diversas discussões posteriores e muitos representantes dos municípios solicitaram auxílio para a consolidação dos serviços de Saúde Bucal. “Foram muitos pedidos para que haja ampliação o debate em grupo de discussões sobre o tema”, disse. A diretora também coordenou e mediou a mesa: Os desafios na construção da rede de câncer bucal.