Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Estado de São Paulo atinge marca de 105 milhões de doses de vacina contra COVID-19 aplicadas
O COSEMS/SP, por meio de sua diretoria, parabeniza as equipes de Saúde da Atenção Básica e Vigilância em Saúde dos 645 municípios paulistas que não mediram esforços no enfrentamento da pandemia de COVID-19 nos últimos dois anos. Ao todo, já são mais de 105 milhões de doses de vacinas aplicadas, com cobertura total em 92% da população paulista. O total de vacinas aplicadas no estado se equivale de vários países.
“Os números atuais demonstram o quanto é, e foi, fundamental o trabalho das equipes municipais, responsáveis diretos pelo cuidado à população. Trabalharam durante toda a pandemia sem ter feito home office, se expondo e com medo de expor seus familiares. Infelizmente perdemos muitos profissionais da Saúde durante um período trágico da pandemia. São guerreiros e guerreiras que não se cansam de atuar corajosamente na linha de frente do combate ao Coronavírus”, destacou Geraldo Reple Sobrinho, presidente do COSEMS/SP.
Aparecida Linhares Pimenta, secretária executiva do COSEMS/SP parabenizou todos os profissionais do SUS, dos 645 municípios paulistas, as equipes da Atenção Básica, UPA, UBS, SAMU e Vigilância em Saúde no enfrentamento da maior crise sanitária do país. “Graças a vocês conseguimos evitar que o sistema de Saúde entrasse em colapso, mesmo no pior momento da pandemia. Parabéns também pela excelente cobertura nas campanhas de vacinação, atingindo uma cobertura de 90% da população acima de 05 anos com a segunda dose, ou seja, graças a este trabalho estamos superando esta fase tão difícil que foi a pandemia. Viva os trabalhadores do SUS”.
Confira abaixo a distribuição das aplicações de doses da vacina (até dia 04 de abril de 2022). Atualmente foi liberada a 4ª dose em pessoas com 60 anos. Poderão se imunizar aqueles que tenham tomado a 3 doseª há mais de 4 meses (fonte: https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/).
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), as internações estão há oito semanas em queda, sendo que a média diária, entre 19 e 26 de março, registrou 21,7% a menos do que na semana anterior. No período os óbitos recuaram 19,8% e os casos 3,79%. O estado somou, até dia 02 de abril, 5.271.171 casos confirmados de COVID-19 e 167.483 óbitos. Faz duas semanas que a utilização obrigatória das máscaras foi flexibilizada.