Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) reuniu prefeitos, secretários municipais e profissionais da saúde no Memorial da América Latina, na capital paulista, durante o Encontro de Gestores do SUS Paulista. O evento teve como objetivo apresentar os programas da Pasta e debater as perspectivas e avanços do acesso à saúde no estado.
Entre os participantes do evento, estiveram presentes representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS-SP, incluindo a 1ª vice-presidente Carmem Silvia Guariente, a 2ª vice-presidente Adriana Martins, o diretor financeiro Tiago Texera e a 2ª secretária Elaine Cristina Toni Xavier.
Carmem Silvia Guariente destacou a importância do evento para os gestores municipais, ressaltando a necessidade de compreensão das diretrizes e próximos passos do governo estadual na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Guariente, destacou o acolhimento que vem sendo realizado pelo COSEMS-SP nas regiões. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.
O diretor financeiro do Conselho, Tiago Texera, enfatizou a importância da articulação entre os municípios paulistas e o governo estadual, afirmando que a execução da política pública ocorre nos municípios, com o suporte da União e da Secretaria Estadual da Saúde. Ele ressaltou que os 645 municípios estavam representados no evento, por meio do COSEMS/SP, que atua na defesa dos interesses municipais e na busca pela continuidade do avanço do SUS no estado.
O Secretário Estadual da Saúde, Eleuses Paiva, abordou durante seu discurso a regionalização da saúde, projeto que tem parceria com o COSEMS/SP e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e sobre o incremento no repasse de recursos para a atenção básica. Paiva explicou que o governo estadual está implementando um modelo de financiamento baseado em metas, onde 40% do repasse será fixo e 60% estará condicionado ao cumprimento de indicadores de gestão. Ele ressaltou que as ações propostas não geram aumento de custos para os municípios, uma vez que são focadas em otimização da gestão e eficiência na prestação de serviços.
Segundo o secretário estadual de saúde, essas metas buscam suprir demandas como a assistência a pacientes hipertensos, já que, segundo ele, 40% dos municípios do estado não realizam a aferição de pressão arterial de pacientes diagnosticados com hipertensão. Ele destacou que está sendo solicitado que, no mínimo, 500 pacientes cadastrados em cada município tenham sua pressão arterial medida pelo menos duas vezes ao ano para monitoramento e ajuste de medicação, caso necessário.
Paiva também apresentou propostas para melhoria da cobertura vacinal, estabelecendo a meta de 90% de cobertura. Segundo ele, os municípios que não atingirem esse índice poderão relatar as ações implementadas para melhorar a adesão à vacinação. O Secretário destacou a possibilidade de ampliação dos locais de vacinação para escolas e outros pontos estratégicos como alternativa para aumentar os índices.
O evento também contou com a presença de diversos profissionais da Secretaria Estadual da Saúde.
CLIQUE AQUI e confira as apresentações projetadas no Encontro de Gestores do SUS Paulista.
FOTOS: Comunicação Secretaria Estadual de Saúde e Comunicação COSEMS/SP.