Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Blog do Apoio, pelo apoiador Bruno Tessari Cobra
Concluídas as eleições em grande parte dos municípios do nosso País e com um comparecimento dos eleitores às urnas de 78,29%, destacamos o estado de São Paulo, onde o comparecimento para nosso exercício de cidadania foi de 74,7%.
Estas eleições municipais de 2024 ocorreram em um contexto político desafiador e transformador. Foram eleições que demonstraram grande polaridade política, com momentos tensos em vários de nossos municípios, ao mesmo tempo que desempenhou papel importante para ratificar a confiança no nosso sistema eleitoral. Importante destacar ainda que enfrentamos muitos desafios relacionados à desinformação e uso antiético das redes sociais, o que aumenta a dificuldade do diálogo político.
Mesmo diante deste cenário, não há dúvida que mais uma vez demonstrou-se confiança na Justiça Eleitoral e fortalecimento da Democracia.
Vale mencionar que na data da escrita deste Blog, ainda temos pela frente dezoito municípios paulistas, incluindo a capital, que disputarão votos em um 2º turno… que prevaleça o princípio democrático!
Feitas estas considerações e com o processo eleitoral definido, será fundamental que gestores possam “…cumprir a obrigação de quem transmite o governo, ainda que os que nos sucedem não se interessem, não deem valor e não tomem conhecimento…” – Gilson Carvalho (1946-2014).
Para disparar este processo é fundamental destacar algumas diretrizes que devem ser consideradas, como:
• Continuidade / da Não Surpresa;
• Publicidade / da Transparência;
• Demanda Perene (Política de Saúde);
• Planejamento da Continuidade;
• Dados e Informações Para Fins de Continuidade;
• Interlocução de “quem sai com quem entra”;
• Interlocução formal / escrita / documentada;
Tendo estas diretrizes como “pano de fundo”, os documentos e instrumentos da atual gestão devem ser apresentados à nova gestão, seja para “prestar de contas” de tudo o que foi feito, como também subsidiar e orientar o novo Prefeito e Secretário Municipal de Saúde na sua atuação e nas propostas/políticas em andamento na área da saúde e suas intersetorialidades.
Independentemente de ser uma nova gestão eleita ou uma de continuidade, é importante ter “em mãos” um conjunto de informações gerenciais atualizadas no fim do mandato, tanto para transferir para o novo governo, como para o governo de continuidade.
O planejamento para 2025 começa no momento da transição e boas práticas são requeridas para que a sociedade não fique refém do risco de descontinuidade dos serviços e projetos em andamento. Trata-se de preservar o interesse público!
O objetivo deste Blog é um convite para que gestores e técnicos das nossas secretarias municipais de Saúde possam refletir e praticar uma transição segura e transparente, e que gere benefícios para todos os munícipes.
Apresentamos como forma de nos instigar para este processo, que não é simples, um roteiro em forma de checklist clique aqui , sem prejuízo de resoluções outras, para que tenhamos elementos de condução de um bom levantamento de informações de gestão que facilite a tomada de decisão.
Com esta “introdução”, a apresentação deste “guia”, em forma de checklist, e a oferta do Apoio do COSEMS/SP para esclarecer e apoiar os gestores e equipes técnicas sobre este material, buscando subsidiar tecnicamente e reforçar o senso de responsabilidade e corresponsabilidade pela gestão pública, atuando na direção da redução de riscos de responsabilização e omissão neste momento.
Desejamos a todos e todas que tenhamos uma transição republicana em que o maior protagonista seja nosso munícipe e seu o direito a maior política de saúde pública do mundo – nosso SUS!