Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Carmino Antonio De Souza, presidente do Cosems
Estamos chegando ao final de 2017. Podemos assegurar; um dos anos mais difíceis de todos os tempos para a Sociedade brasileira e, em particular, para a saúde pública de nosso país. Em muitos aspectos, não teremos saudades deste ano.
Mas como olhar para trás no retrovisor traz uma imagem pequena e invertida e olhar para frente temos um para-brisa amplo e descortinado, vamos falar do que pudemos fazer de bom e o que estamos projetando para nossa entidade. Este é um espaço onde pretendemos que os gestores municipais coloquem as suas opiniões, sugestões, críticas, projetos etc. Queremos que as reflexões sejam publicadas e compartilhadas entre todos aqueles que tiverem interesse e manifestações.
Sabemos que o cargo de Secretário de Saúde traz importantes desafios e, infelizmente, riscos inerentes à complexidade do cargo. Temos enfatizado muito o turnover deste cargo, que não é um fenômeno nacional, mas muito acentuado em nosso país. Apenas para exemplificar, neste início de dezembro de 2017, quase 150 secretários de saúde do Estado de São Paulo já foram substituídos em gestões que começaram em janeiro. Este é um fato lamentável que mostra a dificuldade do exercício do cargo e, talvez, a dificuldade que prefeitos, muitos deles em primeiro mandato, têm em relação à saúde.
Temos tentado junto a Frente Nacional dos Prefeitos aproximar prefeitos e secretários deixando sempre claro nossa função de cuidar de uma das mais sensíveis áreas da administração pública. Apesar das enormes dificuldades, o COSEMS/SP avançou em sua missão de dar suporte aos gestores municipais naquilo que é possível, dentro de nossos limites e possibilidades.
Assim, creio que promovemos importantes avanços no projeto de apoiadores, modelo a outros estados da federação. Produzimos oficinas de acolhimento em todas as regiões do Estado de São Paulo aos novos gestores. Lembrar que a renovação promovida pela eleição de 2016 foi enorme tanto nos cargos de prefeitos como, consequentemente, de secretários de saúde. Pudemos de maneira organizada apresentar os desafios e compromissos que precisam ser dedicados ao SUS e como nosso conselho pode e deve auxiliar nossos colegas gestores municipais. Tivemos um Congresso com recorde de participantes (em torno de 1700) e com grande produção e difusão de conhecimentos. A apresentação das várias práticas exitosas de inúmeros grupos técnicos municipais, demostrou a vida que tem o SUS do Estado de São Paulo.
Elegemos uma nova diretoria respeitando o multipartidarismo, dimensão dos vários municípios e de todas as regiões do Estado. Uma engenharia difícil, mas possível. Implementamos nossa sede com instrumental moderno para comunicação rápida e eficiente, aumentando nossa disponibilidade e reduzindo custos e necessidade de deslocamentos. Entramos definitivamente na era digital em nossas ações administrativas.
Estamos finalizando nosso novo site construído a várias mãos e buscando a leveza, agilidade e acesso cada vez maior e agradável. Procuramos dar suporte aos diversos grupos técnicos fundamentais às orientações dentro das melhores práticas possíveis. Criamos um programa de educação continuada aos nossos diretores e conselheiros de modo a mantê-los atualizados e informados sobre temas nem sempre simples e que estão em pleno desenvolvimento.
Tentamos aproximar nossa entidade à Secretaria de Estado, ao Ministério da Saúde e ao CONASEMS de modo a manter São Paulo participante e influente nas decisões nacionais. Os tempos estão e continuarão difíceis. Devemos continuar unidos para buscar novos tempos e avanços dentro do SUS. A participação e cooperação são as chaves para superação deste grave momento. O COSEMS/SP convida a todos a estarem conosco.
Utilizem nossos espaços de opinião, discussão, sugestões. Este é mais um espaço reservado à causa municipalista da saúde. Escrevam, participem, sugiram… O COSEMS/SP está aqui para acolhê-los e auxilia-los. Boa leitura!!