Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O Ministério da Saúde (MS) lançou a 2ª edição do Guia de Recomendações Para o Uso de Fluoretos no Brasil, que traz atualizações importantes para a prevenção da cárie dental, auxiliando profissionais de saúde na promoção da qualidade de vida dos usuários. A cerimônia foi realizada durante o 43º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), na capital paulista.

Dentre as novidades desta edição está um capítulo destinado à substância Diamino Fluoreto de Prata (DFP) como forma de tratamento para a paralisação das lesões de cárie, uma alternativa simples, não invasiva e de baixo custo, sobretudo em locais onde há acesso limitado ao tratamento odontológico. Além disso, a nova edição trouxe ainda mais informações sistematizadas de combate aos mitos difundidos na sociedade de que o flúor faria mal para a saúde das crianças.
A aplicação de DFP é considerada um tratamento simples, não invasivo e de baixo custo para o tratamento de lesões de cárie dentária. Em todo o mundo, diferentes organizações governamentais e associações profissionais desenvolveram protocolos para o uso clínico do DFP. No Brasil, a Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (Casaps), publicada em 2019 pelo MS, incluiu a aplicação de cariostático no rol de procedimentos de atenção e cuidados relacionados à saúde bucal.
A versão atualizada, composta por nove capítulos, foi submetida à consulta pública no período de 1º de agosto a 30 de agosto de 2024, elaborada por um Grupo de Trabalho composto por especialistas de diferentes universidades brasileiras, sob iniciativa e condução da Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. Tem por objetivo prover orientações embasadas em evidências científicas consistentes, a fim de promover o uso racional, seguro e eficaz de fluoretos no contexto da saúde pública, notadamente no âmbito do SUS.
Segundo o coordenador-geral de Saúde Bucal do MS, Edson Lucena, o guia reafirma o compromisso do Brasil Sorridente com a prevenção, com a ciência e com a saúde bucal como política pública no SUS”.
Acesse aqui o Guia na íntegra