Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Por:
Aline Fiori dos Santos Feltrin – CIR Santa Fé do Sul e CIR Jales
Bruno Tessari Cobra – CIR São José do Rio Preto
Diego Meloni – CIR Votuporanga e CIR Catanduva
Ely Regina Goulart Bernardes – CIR Fernandópolis
Tânia de Freitas – CIR Bonifácio
Descrevemos processos regionais e coletivos disparados no âmbito das regiões de saúde que compõem o Departamento Regional de Saúde – DRS XV – São José do Rio Preto, frente a esta tempestade em que nossa saúde pública se encontra, mesmo com o sólido SUS sempre agarrado nas bases mais que palpáveis e aqui caraterizadas pelos nossos profissionais e heróis
Não é demais comparar esta pandemia a eventos naturais críticos, como uma forte tempestade, por exemplo, em que sofremos muito com as consequências posteriores, e somente com muito apoio mútuo conseguimos superar as enormes perdas que tivemos – somente com uma rede forte e articulada conseguiremos “superar” nossas perdas/vidas.
Exatamente por este caminho – em rede forte e articulada – é que buscamos nossos portos mais seguros.
E assim, como na “possível previsão” de eventos naturais, nos aportamos em dados disponíveis para termos informações, transformando-as em conhecimento para previsões e planejamento na busca de poder mobilizar coletivos e perseguir soluções e cuidados coordenados, sendo este o caminho que vem sendo trilhado para um SUS tripartite cada vez mais real nas regiões de saúde do DRS XV.
Encontros, análises, ideias e práticas; Encontros, análises, ideias e práticas; Encontros, análises, ideias e práticas… este vem sendo o mantra em ações regionais.
Destacamos a potência deste processo acima, iniciado com reuniões entre os Apoiadores Institucionais do COSEMS que permeiam as regiões de saúde, sendo este espaço de encontros e análises regionais para ações realizadas ou mesmo projetadas; neste caminho passamos para reuniões com os Representantes Regionais, nossos gestores heróis escolhidos para representação em cada uma das Comissões Intergestores Regionais (CIR’s), sendo este espaço também fomentado para aquilo que podemos mobilizar; neste mesmo caminho, buscamos o diálogo coletivo das CIR’s em conjunto ao DRS XV e suas equipes, com estes atores importantes para as previsões do que ainda está por vir; e caminhando pela mesma estrada, em diálogos com todos os coletivos preocupados em preservar vidas frente a esta tempestade de nome COVID.
Grande mobilização foi colocada em prática com a escrita de uma carta de solicitação de apoio, onde destacamos toda a pujança regional e simbolizada pelo caminho acima e no diálogo com todos os atores citados. Nos baseamos em dados regionais, e informando e demonstrando a necessidade de alinhamentos bipartites para a ampliação da rede instalada, sempre no sentido de buscar a preservação de vidas. O SUS é um espaço em disputa, e essa disputa na região reforça a necessidade de fortalecimento do SUS através da governança, com todos os atores envolvidos e comprometidos de forma solidária, afinal dessa vez, a disputa que assumimos é a disputa pela vida!
Cientes dos esforços realizados por todos; cientes das dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais e estadual; cientes do papel de cada ente no enfrentamento coletivo desta tempestade; o que buscamos e o que continuaremos a buscar neste caminho, são ações de apoio que perpassam pela insurgência regional no que tange a necessidade técnica política de ações relacionadas a ampliação de estruturas; vacinação; medidas restritivas e sanitárias; monitoramento de casos e rastreamento de contatos.
Assim como em uma tempestade, somente ações articuladas poderão criar ambientes seguros até que tenhamos e vislumbremos tempos mais seguros a todos nós – pela ciência!
Depois da tempestade
surge no horizonte um arco íris
porém
para ti que sofre as ausências
saudade, amargura
o dia, ainda, é breu
mas, repara, alma querida e boa
à noite
quando se faz mais escura
as estrelas
brilham muito mais
para os olhos teus…
Maria Lucia (Centelha Luminosa)
“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática” (Paulo Freire)