Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Nessa quarta-feira o COSEMS/SP realizou a web: Programa Mais Médicos – Processos formativos pela UNA-SUS e pelas Instituições Supervisoras aos médicos(as). Na ocasião estiveram presentes Claudia Afonso, Superintendente do ministério da Saúde em São Paulo, Mônica Vilchez, da Atenção Básica da Coordenadoria de Regiões de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CRS/SES-SP), Jorge Harada, coordenador Geral da UNA-SUS/UNIFESP e Gilson Alves Jr., do apoio Institucional do PMM, do ministério da Educação, no estado de São Paulo. A atividade foi coordenada pela assessora técnica do COSEMS/SP, Marcia Tubone.
Assista a íntegra: https://youtube.com/live/O1l6EEuUe_4
De acordo com Marcia Tubone, além dos outros eixos do Programa, que são essenciais para o sucesso e sua implementação, o encontro foi proposto por se tratar de um processo imprescindível, que é a formação profissional e supervisão acadêmica, fundamental e estruturante do Mais Médicos. Hoje são 11 instituições supervisoras.
Já Claudia Afonso, destacou os desafios de uma política de Saúde de Estado para ser implementada da maneira correta. “As questões devem ser trazidas. O ministério se faz presente no território, elementos que fazem o programa estar mais próximo para que tenhamos um maior poder de escuta”, falou.
Para Monica, a web atende uma necessidade de gestores e demais atores envolvidos. A integração ensino serviço é estruturante. “A equipe da SES-SP acredita que estratégias que qualificam a prática cotidiana nos territórios são de vital importância e neste sentido fortalece a Atenção Primária, aprimoram o atendimento da família e comunidade e formam, principalmente, vínculo com a população”, disse.
O coordenador Geral da UNA-SUS explicou a estrutura da rede, objetivos e dinâmica do curso oferecido aos profissionais do Programa, como aspectos e características pedagógicas, seus respectivos eixos e importância na lógica da rede de saúde.
“É a primeira oferta da UNA-SUS no programa. O momento é simbólico, só acontecerá se houver integração concreta e efetiva juntos aos gestores de Saúde, coordenadores, ministério da Saúde, secretaria de estado da Saúde e profissionais envolvidos”, reforçou Harada.
Após a apresentação dos destaques e normas do curso, Gilson Alves ressaltou o trabalho em conjunto de dois ministérios atuando na mesma lógica, o da Educação e o da Saúde, os quais estão unidos pelo programa.
“Vivemos um momento importante, estimulante e desafiador. Pela quantidade de médicos e de muitas instituições envolvidas. Um arcabouço acadêmico robusto e uma oportunidade de singularizar a experiência médica, na necessidade daquele médico, daquela unidade, daquele território. O Brasil é amplo, no próprio estado de São Paulo temos diversos brasis. Muitas especificidades. Temos que desenhar uma trilha pedagógica para cada médico.