Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Localizada na região metropolitana de São Paulo a cidade de Mairiporã (SP) está mobilizada no combate e prevenção da Febre Amarela. Até o momento, cerca e 90% da população já foi vacinada contra a Febre Amarela, mas a expectativa é que o número seja ainda maior. “Estaremos vacinando em muitos locais simultaneamente neste fim de semana. Queremos superar os 100% da população de Mairiporã e estamos no caminhando para isso”, apontou a secretária de Saúde Grazielle Bertolini.
Desde sexta-feira (5), a prefeitura de Mairiporã autorizou vacinação durante 24 horas em dois pontos estratégicos da cidade. Na região central – hospital Nossa Senhora do Desterro de Mairiporã – e na Terra Preta – Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Unidade Básica de Saúde (USB). A iniciativa é inédita no estado.
Segundo dados da secretaria municipal de Saúde, entre sexta-feira (5) e sexta-feira (12), o número de casos suspeitos em Mairiporã passou de 7 para 42 pessoas. O Instituto Adolfo Lutz confirmou a morte por febre amarela em 3 pacientes da cidade.
Ações municipais
As atividades da secretaria foram intensas e envolveram profissionais de todas as áreas. Reuniões e definições com autoridades em Saúde do estado trouxeram médicos; treinamentos; confirmação de vagas em UTI e até mesmo tratamento ambulatorial no Instituto de Infectologia Emílio Ribas para pacientes de média complexidade, além de a possibilidade de recursos financeiros.
A pasta também organizou uma audiência pública na Câmara Municipal. Com o plenário lotado, a secretária Grazielle explicou detalhadamente a situação de Mairiporã em todos os seus detalhes.
No Clube de Campo de Mairiporã, cerca de 60 profissionais que atuam na rede pública de Saúde receberam treinamento sobre Febre Amarela. A doença praticamente não existia país há mais de 50 anos. A maior parte dos profissionais que estão atuando nunca atenderam pacientes infectados pelo vírus “Haemagogus”.
Nesse sábado (13) ocorreu uma ação intermunicipal junto com Atibaia, já que os casos confirmados de Mairiporã e Atibaia se encontram em territórios de fronteira. A ação consistiu em fazer bloqueio vacinal na área rural de fronteiras, e um ponto na rodovia, posto Grall. Os técnicos dos dois municípios trabalharam unidos.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), o estado conta com 40 casos confirmados e 21 mortes relacionadas a Febre Amarela (dados atualizados até sexta-feira (12 de janeiro).
Confira a Nota Informativa do Ministério da Saúde referente à Campanha de Vacinação da Febre Amarela – NOTA INFORMATIVA Febre Amarela Nº 1_2018_