Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A secretaria municipal de Saúde de Araçatuba (SP), em parceria com o projeto Integrar da Medictalks, desenvolveu plataforma de Ensino a distância (EAD), em formato híbrido, para educação continuada a todos os profissionais de saúde público e privado, além de estudantes, para realização de Testes Rápidos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV. Na plataforma os inscritos terão acesso a uma ferramenta de estudo, pesquisa e capacitação. As capacitações incluem os municípios da região.
O projeto faz parte das metas do município para eliminar as Hepatites Virais até 2030, conforme plano pactuado entre o ministério da Saúde, estados e municípios.
Com a plataforma o Município pretende:
• Ampliar as estratégias de saúde, melhorando o atendimento à população e fornecendo aos serviços da rede municipal de saúde uma ferramenta de ampliação do acesso para a promoção, proteção, prevenção, tratamento e diagnóstico precoce.
• Reduzir ainda outras doenças infecciosas como HIV, Sífilis Adquirida e Sífilis Congênita.
Capacitação
A capacitação será individual, com avaliação após o término das aulas teóricas para início das atividades práticas.
O cronograma será dividido em duas etapas. A primeira tem como foco a abordagem dos temas estipulados pelos treinamentos para capacitadores administrado pelo Centro de Referência de Treinamento-DST/AIDS São Paulo, sendo eles: Ética/ 5Cs; Acolhimento; Aconselhamento; Vulnerabilidade; Prevenção combinada; Revelação; Vínculo; Monitoramento; Falhas e Erros; Documentação; Hepatite B e C; HIV; Sífilis e Sisloglab.
A segunda etapa será composta de aula prática presencial. “Um dos benefícios trazidos é a informação de maneira atualizada, de fácil acesso a equipe multidisciplinar, facilitando assim a troca de experiências e a transmissão de conhecimentos”, destacou Aurineide Souza Pessoa Dias coordenadora do Serviço de Ambulatório Especializado (SAE) de Araçatuba e que está à frente do projeto.
As aulas estão sendo finalizadas e a capacitação terá início em janeiro de 2022.
“Temos a expectativa de que todos os profissionais da Atenção Básica e atendimento especializados sejam capazes de realizar diagnóstico da Hepatite C, muito importante para o início do tratamento e qualidade de vida das pessoas”, disse Carmem Guariente, secretária de Saúde de Araçatuba e vice-presidente do COSEMS/SP.
Referência para a região
O Serviço Ambulatorial Especializado em DST/AIDS e Hepatites Virais, de Araçatuba é referência de atendimento e diagnóstico das Hepatites Virais e HIV para 16 municípios na Região do DRS II, CIR Araçatuba Central. Desempenha papel de matriciador para Atenção Básica, Assistência Especializada e Urgência/Emergência.
No papel de matriciador a principal atuação do serviço é a capacitação dos profissionais para realização de testagem propiciando a simplificação do diagnóstico, ampliação da testagem e fortalecimento do atendimento às hepatites virais. As capacitações promovidas abarcam também os Municípios da Região.
Em Araçatuba os testes rápidos para Hepatites Virais, HIV e Sífilis estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Pronto Socorro municipal e nas maternidades. No Pronto Socorro municipal a testagem é realizada em situações de urgências, como: violência sexual, acidentes com materiais biológicos e sexo consentido desprotegido.