Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Na manhã dessa segunda-feira, o COSEMS/SP, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e com o Ministério da Saúde (MS), promoveu a web-conferência Agenda Política de Saúde Mental 2026. Participaram do encontro o Diretor do Departamento Nacional de Saúde Mental, Alcool e Outras Drogas, Marcelo Kimati, a Coordenadora de Saúde Mental da SES-SP, Maria Alice Scardoelli, com moderação de Ermíni Ciliberti, assessora técnica do COSEMS/SP e Alina Zoqui, da área técnica de Saúde Mental da SES-SP.
O diretor nacional relembrou a construção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e que atualmente os desafios aumentaram com os novos hábitos das pessoas, como o uso de telas, computadores, tablets e celulares, e os jogos das chamadas ‘Bets’. “Neste contexto ainda passamos por uma pandemia recente. Isso exige criações de novas estratégias da política. Muitas ações estão sendo programadas para o próximo ano”.
Kimati ressaltou alguns pontos em processo para 2026 que vão desde a restruturação da legislação, estruturação da RAPS, até um maior diálogo interfederativo. “Temos que incorporar algumas ações de natureza ‘desmedicalizante’. Outras frentes são ofertas diferenciadas para profissionais de educação e de Saúde Mental”, destacou.
Para Maria Alice, é necessário manter o alinhamento e levantar os desafios da RAPS. “Percebemos a necessidade de atualização das portarias e consensos atuais. Não podemos parar no tempo e temos que avançar juntos”, disse.
A web pode ser acessada na íntegra no canal do COSEMS/SP do YouTube, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=CAlOlpH6vOE&t=1s