Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A corrida pelo governo federal está acirrada e a saúde é um dos fatores decisivos na hora de escolher em quem depositar o voto no segundo turno. A disputa segue entre o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O COSEMS/SP analisou o plano de governo de cada candidato e trouxe quais são as propostas que envolvem o Sistema Único de Saúde. Confira abaixo:
Atenção Primária: No seu programa o candidato fala sobre a atenção primária à saúde, que ela continuará sendo um importante foco do seu governo.
Provimento Médico: Fortalecer o programa “Médicos pelo Brasil”, para levar assistência de qualidade às pessoas que vivem em regiões de difícil acesso.
Promoção de Saúde: Incentivo a programas de promoção a atividades físicas;
Envelhecimento da população: Fortalecimento dos serviços de saúde voltados para atender pessoas mais velhas;
Cartão SUS: A consolidação do Cartão Nacional de Saúde (CNS).
Para acessar o plano de governo completo, acesse aqui.
Violência contra a mulher: Investiremos em programas para proteger vítimas, seus filhos e filhas, e assegurar que não haja a impunidade de agressões e feminicídios. Com políticas de saúde integral, vamos fortalecer no SUS as condições para que todas as mulheres tenham acesso à prevenção de doenças e que sejam atendidas segundo as particularidades de cada fase de suas vidas.
Linhas de cuidado pós COVID: É urgente dar condições ao SUS para retomar o atendimento às demandas que foram represadas durante a pandemia, atender as pessoas com sequelas da covid-19 e retomar o reconhecido programa nacional de vacinação. Não fossem o SUS e os corajosos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, a irresponsabilidade do atual governo na pandemia teria custado ainda mais vidas.
Acesso a medicamentos gratuitos: Farmácia popular: Retomar e ampliar o programa que garante medicamentos a custo baixo para quem mais precisa.
Provimento médico: Retomada de políticas como o Mais Médicos.
Desenvolvimento, pesquisa e incorporação de novas tecnologias: Reconstrução e fomento ao Complexo Econômico e Industrial da Saúde.
Acesse aqui o plano completo do candidato: https://fpabramo.org.br/publicacoes/wp-content/uploads/sites/5/2020/09/Plano-Brasil-web9B2.pdf