Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Na última semana o COSEMS/SP celebrou, de maneira online com diversos convidados, os 14 anos da Estratégia Apoiadores. Iniciativa pioneira no país e hoje referência nacional no apoio, a Estratégia foi e é fundamental para a construção e consolidação do SUS nas 63 regiões do estado de São Paulo.
Acesse o mapa interativo, entenda como são divididas as regiões do estado e quais profissionais apoiam as respectivas regiões – https://www.cosemssp.org.br/area-do-apoiador/mapa-interativo-de-cobertura/
Segundo Geraldo Reple Sobrinho, presidente do COSEMS/SP (2020/23), trata-se de uma equipe de causar inveja em todo o Brasil. “A Estratégia deve perdurar por muitos anos. O grande reconhecimento que o COSEMS tem hoje no Brasil passa pelos Apoiadores”.
Durante a comemoração, Aparecida Pimenta, ex-presidente do COSEMS/SP (1987/89 – 1993/94 – 2005/07) e atual secretária executiva, percorreu toda a história do então Projeto, hoje estratégia. “Foi idealizado em momento de prioridade da regionalização, onde COSEMS e SES realizaram um trabalho bipartite marcante no SUS. Foram inúmeras oficinas regionais, com participação do Ministério da Saúde no financiamento. A partir deste momento foram contratados os primeiros apoiadores do COSEMS/SP”.
Saiba mais sobre a estratégia em – https://www.cosemssp.org.br/area-do-apoiador/quem-somos/
Jorge Harada, ex-presidente do COSEMS/SP (2007/09), contextualizou o período da criação o Projeto. “Foi um pacto propriamente dito, mais solidário, mais parceiro, com apoio tanto do estado quanto do governo federal. Precisávamos de um canal de articulação técnico e político para saber o que acontecia nos territórios pelo estado. Era trabalhar com o SUS vivo. Houve um protagonismo maior dos municípios, equidade política, com articulação dos trabalhadores e gestores”, disse.
Ao final de sua fala, Harada deixou um questionamento para reflexão, que enaltece ainda mais a ação primordial dos apoiadores: “E Como estaríamos vivendo em uma época de pandemia sem os apoiadores?”.
Acesse o Blog do Apoio, área de nosso portal destinada a informações e reflexões das regiões de Saúde com textos dos apoiadores https://www.cosemssp.org.br/area-do-apoiador/blog-do-apoio/
Para o ex-ministro da Saúde e ex-presidente do COSEMS/SP (1995/97 – 2011/14), Arthur Chioro, a gestão compartilhada, colaborativa e de forma solidária dos entes federados fortalece os apoiadores – é inegável. “Hoje observamos um federalismo de conflito por parte do Governo Federal”.
Chiro citou artigo que o COSEMS/SP escreveu para o livro de apoiadores do COSEMS/RJ, em meados de 2013, que descreveu o espaço onde o Apoio deve ocupar. “Digo que o Apoio é um entrelugar na relação federativa. O desafio nesses 14 anos foi encontrar esse entrelugar e isso exige a produção de uma caixa de ferramentas. ‘Vestir diferentes máscaras em diferentes momentos’ (citação da tese da Lumena Furtado)”, explicou.
O ex-presidente elencou vários desafios, dentre eles o de conseguir apoiar o representante regional e aglutinar os gestores nas regiões de Saúde. Outro desafio apontado por Chioro é de compatibilizar a agenda da diretoria do COSEMS/SP com as singularidades nas regiões. E o desafio dos desafios: “a defesa incondicional do SUS em um momento de deterioração das políticas do SUS no momento atual”, ressaltou.
Atual coordenadora da Estratégia e assessora técnica do COSEMS/SP, Marcia Tubone, salientou as diversas conquistas dos apoiadores nas regiões do estado, a importância dos profissionais no acolhimento dos secretários nas Comissões Intergestores Regionais (CIR) e o empoderamento dos gestores devido à atuação da Estratégia. “Os profissionais possuem uma extraordinária capacidade técnica e política”, disse.
Acesse o texto especial comemorativo Estratégia Apoiadores: 14 anos de trajetória no COSEMS/SP, por Marcia Tubone – https://www.cosemssp.org.br/noticias/estrategia-apoiadores-14-anos-de-trajetoria-no-cosems-sp/
Vídeos
No decorrer das falas, vídeos foram compartilhados com pessoas que tiveram participação direta na Estratégia e que não puderam estar presente da solenidade.
“O COSEMS/SP tomou uma decisão política de implantar o Pacto pela Saúde e uma participação viva no projeto de Regionalização do estado. Não apenas o que constava nos papéis, mas que considera as tensões, as relações e as singularidades de cada município. A Estratégia foi uma grande aposta do COSEMS/SP. E 14 anos depois a iniciativa evidencia o compromisso do COSEMS/SP com um SUS de qualidade”, disse Lumena Furtado, primeira apoiadora do COSEMS/SP.
Maria do Carmo Cabral Carpinteiro, ex-presidente do COSEMS/SP (2009/11), participou, em sua gestão frente ao Conselho, da implantação do então Projeto Apoiadores. “Pude acompanhar a importância do apoio a cada secretário de Saúde em sua região. No estado de São Paulo, se temos regiões mais avançadas e consolidadas isso se deve ao trabalho dos apoiadores”, destacou.
A ex-coordenadora da Estratégia e hoje assessora técnica do COSEMS/SP, Elaine Giannotti, evidenciou que o perfil profissional do apoiador é o diferencial do projeto. “Um grupo de defensores do SUS, componente importante e estratégico”. Elaine ainda elencou algumas realizações da Estratégia: “Deu capilaridade, propiciou apoio aos municípios e qualificou as gestões municipais do SUS”, relatou.
A estratégia conta hoje com 31 profissionais espalhados pelas regiões do estado de São Paulo. O COSEMS/SP está realizando publicações no Instagram (https://www.instagram.com/cosemssp – @cosemssp) com imagens e atuação de cada apoiador. Acesse e conheça melhor nossos Apoiadores!