Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O Município de São Paulo (MSP) notificou três casos suspeitos de sarampo, que foram confirmados a posteriori, por critério laboratorial, com exantema nas semanas epidemiológicas (SE) 22 e 23 de 2026. Os casos foram registrados em crianças, duas na faixa etária de um ano de idade e uma menor de um ano: duas não eram vacinadas. O exantema ocorreu em 02/06/2026, 05/06/2026 e 08/06/2026, acompanhado de febre, tosse, coriza, conjuntivite; todas as três foram hospitalizadas. Os casos residem em regiões geográficas próximas, não possuem histórico de viagens, todos sem fonte identificada, até o momento.
Acesse aqui a Nota.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), emitiu Nota Informativa alertando os municípios para o reforço das ações de vigilância, vacinação e resposta rápida após a confirmação de três novos casos de sarampo no município de São Paulo.
O alerta destaca que o cenário epidemiológico nas Américas permanece preocupante, com aumento expressivo de casos em 2026, o que eleva o risco de reintrodução do vírus no Brasil, especialmente diante da intensificação do fluxo de viajantes internacionais, do retorno de participantes da Copa do Mundo de Futebol de 2026 e da circulação de migrantes provenientes de países com surtos ativos.
A orientação aos municípios é intensificar a vigilância de pacientes com febre e exantema, garantir o isolamento imediato dos casos suspeitos, realizar a notificação em até 24 horas e adotar as medidas de bloqueio vacinal e rastreamento de contatos. A Secretaria também reforça a importância da atualização da situação vacinal da população e dos profissionais de saúde, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além da correta alimentação dos sistemas de informação, garantindo registros nominais das doses aplicadas.
A Nota Informativa reforça que a identificação precoce dos casos, associada à rápida atuação das equipes municipais de vigilância e assistência, é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do sarampo e preservar a condição de eliminação da doença no Estado de São Paulo.