Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Com a proximidade do verão, o governo federal intensifica sua atuação contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. As iniciativas incluem campanha publicitária em TV, rádio, internet e outros meios; distribuição de testes rápidos de Zika; campanhas educativas; mutirões de faxina; etc.
O Dia Nacional de Combate ao Mosquito consiste em ações integradas e simultâneas, em todas as capitais do País, desenvolvidas em 08/12/2016 em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, agentes de saúde e de defesa civil visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegytpi.
Estamos realizando em todo o Brasil uma grande mobilização para combater mosquito Aedes aegypti, convocando o poder público e a população. Todo cidadão precisa ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus zika, dengue e chikungunya. A vitória contra o mosquito depende do engajamento de todos os brasileiros em eliminar criadouros.
O principal instrumento para combater o mosquito Aedes está em nossas mãos e exige o esforço simples de todos os brasileiros: o cuidado permanente e contínuo em nossas casas, nos locais de trabalho, nas escolas, nos logradouros públicos, enfim, em todos os lugares, para que esses ambientes não se transformem em espaço para o crescimento do mosquito.
Cada um dos brasileiros utilizar uma parcela do seu tempo diariamente, inspecionando o seu próprio ambiente doméstico e de trabalho. É importante destacar que, para combater o mosquito Aedes e os possíveis criadouros, é necessária a adoção de uma rotina com medidas simples para eliminar recipientes que possam acumular água parada.
Quinze minutos de vistoria são suficientes para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito.
Acesse o documento com perguntas e respostas sobre as principais arboviroses provocadas pelo mosquito Aedes aegypti.