Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O segundo dia do 35º Congresso do COSEMS/SP contou com diversas atividades, dentre Rodas Temáticas, Webinar da 18ª Mostra, debates no Espaço Gilson Carvalho, Diálogo entre Gestores e o encontro dos ex-presidentes do COSEMS/SP. No período da manhã foram promovidas as nove Rodas Temáticas, com temas variados do cotidiano das equipes de Saúde.
Ao longo do dia aconteceram também os Webinar da 18ª Mostra, com temas relacionados aos mais de 700 trabalhos inscritos neste congresso. Maria Dalva Amim dos Santos, Apoiadora do COSEMS/SP, coordenou o Webinar Gestão em Saúde e descreveu que se trata de um campo grande complexidade. “A gestão perpassa pelos processos macro, mais duro e legais, até a gestão do cuidado. E nesta web foi possível discutirmos isto, ou seja, a partir de um problema na área da saúde, fazer gestão, planejamento para dar conta de responder ou resolver aquele problema”, disse.
Para Maria Dalva os desafios do gestor municipal no enfrentamento dos problemas da saúde são enormes e as vezes perpassa por outras áreas. Mas também requer envolver trabalhadores e usuários no campo da gestão.
“O congresso do COSEMS/SP, há anos vem cumprindo este papel fundamental de instrumentalizar com conhecimento e trocas, os gestores e trabalhadores para a tomada de decisão. Para São Paulo, principalmente, neste momento de crise, foi fundamental a presença dioturnamente do COSEMS/SP na vida do gestor ou dos técnicos, através da diretoria, assessoria e apoiadores. No congresso podemos observar a grandiosidade de trocas e conhecimentos espalhados por todas as áreas”, completou a apoiadora.
Dialogando com gestores
No decorrer da tarde representantes das três esferas de governo, União estado e municípios, protagonizaram um encontro com discussão central sobre os espaços destinados aos gestores nas pactuações da Saúde.
Midya Gurgel, Coordenadora geral de planejamento do SUS relatou que o sistema público de Saúde é um legado de trabalho contínuo, de várias gerações. “São mais de 30 anos de implantação e execução e muitos avanços ainda vem pela frente”.
Já Silvany Lemes Cruvinel Portas, coordenadora de Saúde da SES/SP exaltou os espaços das Comissões Intergestores Regionais (CIR). “São espaços muito ricos, e foi nesses espaços que retomamos o processo de coordenação, compartilhamento de decisões, que sempre caminham para um consenso. A regionalização das Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS) nos fez avançarmos na Saúde como um todo. Hoje temos que reavaliar esse processo para qualificar as ações. Tivemos sucesso nas distribuições de insumos, vacinas, dentre outros avanços. A discussão bipartite fez isso acontecer. Temos um grande desafio pela frente, a discussão do Plano Regional Integrado” disse.
A ocupação dos gestores como protagonista dos espaços foi comentada por Mauro Junqueira, secretário executivo do CONASEMS. “Gestor, você não pode deixar de participar dos seus espaços de pactuação, como CIR, Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Tripartite (CIT). O CONASEMS é a casa dos secretários de Saúde e procuramos ouvir as demandas dos gestores para levarmos à CIT. O processo de discussão e pactuação é tenso, busca-se o consenso”
Outros colegiados que garantem discussões e que antecedem as pactuações devem ter a participação do gestor de Saúde. É o caso dos grupos técnicos e câmaras técnicas, fundamentais para o debate de interesse das partes e que geram tensões. Este colegiado foi citado por Geraldo Reple Sobrinho, presidente do COSEMS/SP, que também evidenciou a capilaridade proporcionada pelos apoiadores. “A situação só não está caótica porque os profissionais apoiadores e os COSEMS pelo país auxiliam muito na gestão. A assessoria técnica dos COSEMS e CONASEMS também são importantes para apoiar os municípios”.
Para Carmem Guariente, vice-presidente do COSEMS/SP e mediadora do encontro, quando as diversas pactuações foram firmadas no decorrer da história as coisas andaram. “As pactuações significam vidas de pessoas. Esses são os desafios”.
Conselho Honorário
Os ex-presidentes do COSEMS/SP encerraram o segundo dia do Congresso com uma reunião que debateu pontos estratégicos do SUS, no âmbito da gestão e do Controle Social perpassando áreas fundamentais para o engrenamento do Sistema.
O encontro gerou inúmeras sugestões para qualificação do SUS em todo o país e vai se transformar em documento oficial que será encaminhado aos candidatos à presidência da república em 2022.
Amanhã (18/03) será a vez da Grande Conversa, Assembleia geral Ordinária dos secretários municipais de Saúde (exclusiva para secretários), continuidade das atividades do Espaço Gilson Carvalho (transmissão aberta em nosso canal do YouTube – https://www.youtube.com/cosemssp1) e a Premiação da 18ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios paulistas.
Confira a programação completa do 35º Congresso do COSEMS/SP em: https://www.congressoscosemssp.com.br/congresso2022/programacao/18marco/
Acesse aqui o clipe do segundo dia do evento – https://youtu.be/vMFiC7P74-s