Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A tarde do segundo dia do 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP) foi marcada pela realização das Rodas Temáticas, que promoveram debates simultâneos sobre temas estratégicos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Distribuídas em diferentes salas do Congresso, as Rodas reuniram gestores, profissionais da saúde, acadêmicos e representantes de instituições nacionais e internacionais. Entre os assuntos discutidos estiveram a aplicação da inteligência artificial no SUS, os desafios da vida no Transtorno do Espectro Autista (TEA), estratégias de apoio matricial, desinstitucionalização de pacientes dos hospitais de custódia, gestão compartilhada da rede de cuidados e os impactos das mudanças climáticas na saúde pública.
Outros temas relevantes abordados foram a participação da comunidade no SUS, a promoção da equidade para populações vulneráveis, a construção dos planos de ação regional da Rede Alyne e as práticas relacionadas ao cuidado com o uso de substâncias psicoativas.
A Roda Temática “Participação da Comunidade no SUS” foi um dos destaques da tarde. Segundo Mariana Alves Melo, assessora técnica do COSEMS/SP e facilitadora da atividade, a sala teve lotação máxima, contrariando as expectativas iniciais. “É um tema que, mais recentemente, não vem tomando tanta atenção dos gestores e trabalhadores, mas tivemos uma super participação”, afirmou. Ela destacou ainda a importância das falas de André Bonifácio, Talita Garrido e Clarisvan do Couto Gonçalves, que contribuíram para um debate dinâmico e rico em troca de experiências e reflexões.
Paralelamente às Rodas Temáticas, foi realizado o Seminário “Cuidado em rede: articulação da Atenção Primária à Saúde com a Atenção Especializada”, coordenado por Tiago Texera, diretor do COSEMS/SP. Segundo ele, o seminário foi especialmente importante diante das novas políticas federal e estadual para a Atenção Primária e Especializada, que incluem mudanças nos modelos de financiamento e organização do cuidado. Tiago destacou que a atividade reuniu cerca de 300 federados, além de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e das universidades, promovendo um debate esclarecedor e participativo sobre os desafios e potencialidades da implementação dessas novas diretrizes. “Os municípios puderam expor suas fragilidades e potencialidades e solicitaram apoio tanto do Ministério quanto do Estado para a implantação dessas políticas na ponta. Foi um saldo extremamente positivo, com um resultado muito participativo”, avaliou.

As Rodas Temáticas e o Seminário proporcionaram um ambiente de troca de experiências, reflexões e construção coletiva de propostas, reafirmando o papel do COSEMS/SP como articulador de espaços de diálogo e fortalecimento das políticas públicas de saúde.
Mais informações:
38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMSSP
FOTOS: Divulgação COSEMS/SP (Viva Vídeo)