Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Sala de Situação Estadual de Enfrentamento às Arboviroses publicou alerta que indica possível transição da sazonalidade com aumento no registro de casos prováveis de dengue em determinadas regiões do estado de São Paulo (confira abaixo). Os dados do levantamento entomológico de infestação do Aedes aegypti foi realizado no período de julho a setembro de 2019, com participação de 614 municípios. Ao todo, 109 destes municípios indicam situação de alerta e quatro se encontram em situação de maior risco, de acordo com parâmetros do Ministério da Saúde.
O aumento da infestação é esperado nos próximos meses em razão das condições climáticas favoráveis, com aumento da temperatura e umidade. Informamos que a análise de dados do monitoramento da transmissão de dengue se deu no período de 08/09 a 05/10/2019, e apresentou possível aumento no registro de casos prováveis de dengue nas seguintes regiões de saúde:
São Paulo, Alto Tietê, Franco da Rocha, Rota dos Bandeirantes, Grande ABC, Região serrana do Vale do Paraíba, Assis, Ourinhos, Polo Cuesta, Vale do Jurumirim, Região metropolitana de Campinas, Itapeva, Piracicaba, Baixa Mogiana, Mantiqueira, Itapetininga, Sorocaba, Barretos Norte, Jaú, Alta Anhanguera, Alta Mogiana, Três Colinas, Vale das Cachoeiras, Fernandópolis, Jales, Santa Fé do Sul, Alta Sorocabana, Extremo oeste Paulista.
Esta situação requer análise do cenário epidemiológico da localidade de forma integrada e intersetorial. Confira o alerta na íntegra, com quadro que traz o número de casos notificados, casos e óbitos confirmados entre a Semana Epidemiológica (SE) 01-40 (30.12.18 a 05.10.19), no SINAN – ALERTA 1_ SALA SIT_MOD_MC_1