Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Nesta quarta-feira (16) teve início o 35º Congresso do COSEMS/SP, totalmente online, com quase mil e duzentas pessoas inscritas, dentre equipes e secretários municipais de Saúde.
Durante o todo o primeiro dia de evento foram realizados os 16 cursos. “Tivemos um primeiro momento do curso de equipe de pesquisadores muito conceituada, com falas de todos os estudos que foram feitos sobre a trajetória do doença até a pós doença. Já no segundo período foram abordadas experiências de onde o trabalho está sendo efetivamente realizado”, explicou Leda Mariam Fonseca, apoiadora do COSEMS/SP e coordenadora do curso Linha de Cuidado aos pacientes pós COVID-19.
Segundo Leda, no primeiro momento da pandemia nos vimos frente a uma situação jamais imaginada. Tivemos que aprender a doença. Já no meio deste processo, tivemos que aprender a lidar com as sequelas, consequências da doença. “Isso trouxe de volta aos gestores e serviços de assistência uma necessidade de se unir. Foi percebido que sem uma rede realmente estruturada não daríamos um passo. O impacto foi muito grande na gestão. Como a maioria das pessoas e profissionais da Saúde tiveram próximos de casos de COVID, isso sensibilizou todos e humanizou ainda mais o processo”, destacou a apoiadora.
Raquel Zaicaner, ex-diretora do COSEMS/SP, responsável pelo grupo de Regulação da Coordenadoria de Regiões de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CRS/SES-SP), palestrou no curso Dispositivos da Regulação do Acesso: “Hoje tive a honra de participar do curso de regulação no congresso COSEMS/SP. A participação nesse processo coletivo de construção de saberes tem grande importância permitindo uma maior aproximação com os municípios de forma a estreitar relações de forma a melhorar o acesso da população aos recursos que necessita em tempo oportuno, de forma equânime. É sempre uma honra participar dessa parceria com o COSEMS/SP nessa construção de um SUS melhor para todos”, disse Raquel.
A vice-presidente do COSEMS/SP, Carmem Guariente, acompanhou a realização dos cursos e ressaltou o número expressivo de inscritos nas atividades. “Foram 16 cursos com mais de 900 participantes, um dia muito disputado, pois as vagas acabam rapidamente. Os cursos tratam de assuntos fundamentais e atuais para ajudar a gestão e as equipes nas questões do dia a dia, além de provocar a troca de experiência entre os participantes. Que consigamos fortalecer ainda mais o SUS que tanto defendemos”.
Para Eliane Cruz, participante do curso Participação e Controle Social: contribuições para a gestão municipal, ao realizar esse curso 0 COSEMS/SP altera paradigmas nos debates de gestão de saúde, porque a participação da comunidade está na Constituição Federal e junto com a descentralização tem sido os esteios de sustentação do SUS no nosso país. “Incorporar a educação popular em saúde como estratégias de gestão qualifica os processos participativos e a credibilidade da gestão da saúde em articulação profunda com a comunidade. A atividade realizada em 16 de março foi muito qualificada e produtiva. Parabéns as organizadores e participantes”.
A comissão organizadora do evento montou estrutura centralizada no Centro de Convenções do Rebouças para algumas atividades e participação de coordenadores. Os vídeos dos cursos ficarão disponíveis aos congressistas, na plataforma online, por um mês após o término do evento.
O 35º Congresso do COSEMS/SP segue amanhã com programação recheada de atividades. Os congressistas poderão acessar a 18ª Mostra de Experiências Exitosas, com posters digitais de 725 trabalhos inscritos este ano. acesse: https://www.cosemssp.org.br/congresso2022
Acesse aqui o vídeo do primeiro dia do evento – https://youtu.be/dKBpAWqH7Qo