Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) publicou documento orientativo sobre as Doenças transmitidas por água e alimentos em épocas deenchentes. As enchentes podem constituir potencial ameaça à saúde pública, dado o principal risco de ocorrência de doenças infecciosas, através do contato direto ou indireto com água e/ou lama contaminadas, visto que estas podem agregar resíduos e microrganismos de várias origens, e podem provocar doenças, agravos à saúde, surtos e/ou epidemias. O contato com a água contaminada, e o uso direto da água para consumo humano para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal configuram os principais meios de transmissão de doenças ocasionadas pelas enchentes. Ademais, os locais
atingidos também podem reter os contaminantes nos pisos, paredes, móveis, utensílios, roupas e outros objetos existentes nas residências.
Clique aqui e acesse a publicação que traz diversas orientações, como sintomas, quais medidas devem ser tomadas, tratamentos e diversas informações à população atingida por enchentes.